Reunião Regional da SBPC no Recôncavo da Bahia
G. Ciências Humanas - 1. Antropologia - 8. Antropologia
O Intelectual na sua Reconstrução
Joselice Souza da Silva 1
Osmundo Santos de Araujo Pinho 2 e 3
1. Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - CAHL
2. Prof. Adjunto da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - CAHL
3. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq
INTRODUÇÃO:
O presente trabalho tenta discutir o conceito de intelectual, como se dá essa organização dentro da sociedade, e quais são as categorias aplicadas a este conceito. A reflexão sobre o que é ser intelectual, como este se organiza socialmente, não está restrito só ao âmbito acadêmico, mas também a outras categorias que se manifestam e se organizam formando sua própria classe de intelectual “o intelectual orgânico”. Este trabalho visa a dialogar entre essas categorias e verificar como elas permeiam o nosso cotidiano.
Segundo Gramsci, “Não existe atividade humana da qual se excluir toda intervenção intelectual, não se pode separar o homo faber do homo sapiens. (1979). Neste sentido o intelectual existe em qualquer atividade humana, e com isso podemos discutir as diversas formas de intelectuais (acadêmicos, não acadêmicos, apropriados de uma classe). É nesta diversidade de atividades, que discutiremos o que é ser intelectual respeitando as diversas pluralidades, mas também este como organismo de ação revolucionária.
METODOLOGIA:
Através de pesquisa do levantamento de fontes teóricas e bibliográficas, traçar o perfil entre as categorias a serem estudadas.
RESULTADOS:
Os resultados alcançados servirão de base para uma segunda etapa do projeto onde se fundamenta o primeiro, na desconstrução ou ressignificação do intelectual.
Toda pesquisa será utilizada para delinear a trajetória feita por estes intelectuais e depois verificar divisão de gênero dentro desse grupo.
CONCLUSÃO:
Como isso tentaremos demonstrar aqui como intelectual é uma construção cultural em constante transformação e organismo transformador da própria sociedade onde foi criado. Assim trilharemos novos horizontes para a construção de nova intelectualidade.
Instituição de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq
Palavras-chave: Intelectual, Categorias, Cultura.