Reunião Regional da SBPC no Recôncavo da Bahia
D. Ciências da Saúde - 1. Enfermagem - 7. Enfermagem
A equipe de saúde da família e a integralidade do cuidado: relato sobre a formação do Grupo Hiperdia
Aline Carvalho 1
Izabel Vilas Boas 1
Lariça Ribeiro 1
Mariluce Karla Bomfim de Souza 2
1. Discentes de enfermagem da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
2. Docente de enfermagem da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
INTRODUÇÃO:
No Brasil há cerca de 17 milhões de portadores de Hipertensão Arterial (HA) e cerca de 6 milhões de portadores de Diabetes Mellitus (DM) e este deve alcançar em 2010 cerca de 10 milhões de pessoas. Esse número é crescente e cada vez mais gera complicações graves, portanto a HA e DM configuram-se como problemas de saúde pública no Brasil e no mundo (BRASIL, 2006). Em Santo Antônio de Jesus, na Unidade de Saúde da Família (USF) Aurelino Pereira dos Reis segundo dados do Sistema de Informação de Atenção Básica (SIAB) no mês de abril de 2010, verificou-se elevados índices dessas morbidades atingindo cerca de 315 hipertensos e 53 diabéticos e este fato constitui-se com um grande problema para a equipe de saúde da família, uma vez que encontra-se resistência dos usuários em aderir ao tratamento e acompanhamento. Entretanto, esse fator pode interferir negativamente na qualidade de vida dos indivíduos acometidos e na assistência prestada pelo serviço. Baseados nos relatos dos profissionais sobre a dificuldade em acompanhar esse público pensamos em uma estratégia para diminuir a distância entre a equipe de saúde e estes usuários. Diante desta necessidade criamos o Grupo Hiperdia vinculado ao Programa HIPERDIA, como modo de proporcionar momentos de aprendizado e fortalecimento de vínculos.
METODOLOGIA:
A proposta do Grupo HIPERDIA surgiu a partir da nossa vivência enquanto discentes matriculados no componente curricular Enfermagem em Saúde Coletiva I, do Curso de Enfermagem da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), em que desenvolvemos atividades práticas na USF Aurelino Pereira dos Reis, em Santo Antônio de Jesus-Bahia. Para implantação do Grupo HIPERDIA, utilizamos das informações referidas nas reuniões com a Enfermeira e Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e dados do SIAB. A partir desses recursos e em articulação com os ACS produzimos e distribuímos um convite para os hipertensos e diabéticos da comunidade para participarem da ação educativa e posteriormente consolidação e fortalecimento do grupo. Programamos com a equipe antecipadamente, a data e o horário como meio de garantir maior participação das pessoas que convivem com HA e DM, e nos oportunizamos de tal espaço e momento para sensibilizá-los sobre a importância e benefícios da formação e continuidade do grupo.
RESULTADOS:
Durante o desenvolvimento das atividades de implantação do Grupo HIPERDIA realizamos dinâmicas para promover o acolhimento entre os participantes e após esse momento dialogamos sobre os agravos da doença, a qualidade da alimentação, compromisso no uso das medicações em horários adequados, risco da automedicação, importância do exercício físico, do acompanhamento com os profissionais e do auto cuidado. Após a atividade cumprida identificamos uma motivação e satisfação dos usuários em terem participado da ação desenvolvida. Notamos através de relatos, o estímulo e interesse em dar prosseguimento ao grupo com apoio da equipe de saúde da unidade. A satisfação também foi constatada por parte dos profissionais que relataram o beneficio da presença e interação dos discentes de enfermagem do 4º semestre com a equipe de saúde e usuários.
CONCLUSÃO:
Acreditamos que o desenvolvimento das atividades educativas interfere positivamente sobre o modo de perceber os agravos, permitindo a reflexão e possível mudança de hábitos de vida dos usuários. A formação do Grupo HIPERDIA é uma estratégia de resgatar esses usuários proporcionando uma melhor assistência, estreitamento das relações equipe-usuário e com isso fortalecer o princípio da integralidade no cuidar. Essa iniciativa é uma forma de ampliar a educação em saúde na Atenção Básica.
Palavras-chave: Ação Educativa, HiperDia, Saúde Coletiva I.