Reunião Regional da SBPC no Recôncavo da Bahia
A. Ciências Exatas e da Terra - 3. Física - 2. Ensino de Física
Condições Estruturais oferecidas pelas escolas públicas de Amargosa-Ba participantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBD/UFRB) e sua influência no ensino de Física
Roney Moura Oliveira 1
Alequissandro Costa Santos 1
Rafael Nunes Cordeiro 1
Naiara Sales dos Santos Vieira 1
Aureliano Sancho Souza Paiva 1
Simone Aparecida Fernandes 2
1. Iniciação à Docência (UFRB/CFP)
2. Profa. Orientadora (UFRB/CFP)
INTRODUÇÃO:
As pesquisas em educação e em educação em ciências têm trazido importantes contribuições para a reflexão principalmente em torno da temática da formação de professores. Porém, considerações acerca das condições estruturais, que refletem na qualidade do ensino nas escolas pouco são discutidas. Dentre as escolas de Amargosa atendidas pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID/UFRB) os indicadores educacionais retratam uma realidade preocupante. Tanto o Índice de desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) quando o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) são baixos. Na perspectiva de contribuir para a superação desses resultados o PIBID tem realizado o levantamento de dados quanto ao contexto escolar, perfil dos professores, prática docente e infra-estrutura das escolas. Acreditamos que, a infra-estrutura oferecida pelas escolas, entre outros fatores relacionados à formação na área de atuação, também contribui para a qualidade do ensino de Física e é importante para a compreensão dos aspectos que condicionam a aprendizagem dos alunos. Tudo isso se reflete nas avaliações da qualidade da educação em cada escola.
METODOLOGIA:
Como ferramenta de coleta de dados foi elaborado um pequeno questionário com questões relativas ao perfil profissional dos professores e quanto às condições estruturais oferecidas pela escola e sua utilização pelos docentes. No final foi pedido aos professores que dessem sua opinião quanto às condições estruturais oferecidas pelas escolas públicas e como estas interferem no seu trabalho docente. Foi pedido a cada professor que respondesse instantaneamente às questões, não sendo permitido que levassem o questionário para casa ou entregassem em outro momento. Outras informações foram levantadas a partir de observações, conversas formais com professores supervisores do PIBID nas escolas e funcionários.
RESULTADOS:
Apenas quatro professores possuem um espaço de laboratório na escola em que leciona e aqueles que não possuem, não têm ao menos materiais para desenvolverem atividades práticas em outros espaços. Os quatro professores que têm disponibilidade de acesso laboratório, dois utilizam raramente e outros dois não utilizam. Nenhum professor possui Livro Didático em número suficiente para atender a todos os alunos. Essa situação é preocupante, uma vez que este serve como guia não só para o professor como também para o aluno, sendo muitas vezes a única fonte de consulta deste último. Ainda assim, pode-se inferir que vídeos relacionados à Física, a TV pen drive, softwares, o laboratório de informática e revistas de divulgação científica, são os recursos e espaços menos utilizados pelos professores. Dos quatro professores que trabalham em escolas com laboratório de informática, dois não utilizam esse espaço. Por último, quanto às condições oferecidas pelas escolas, a maioria os professores não consideram que a infra-estrutura seja um problema. Um deles argumenta que principal problema é a manutenção e conservação dos equipamentos existentes, que duram pouco.
CONCLUSÃO:
As condições estruturais oferecidas pelas escolas têm importância e devem ser levadas em conta. A ausência de livros didáticos para atender a todos os alunos configura um problema que interfere diretamente no processo de ensino-aprendizagem, principalmente no nosso contexto em que muitos estudantes são da zona rural e não possuem outra fonte de consulta senão o livro didático. Além disso, os laboratórios e os recursos áudio-visuais, quando presentes, são pouco utilizados.
Instituição de Fomento: CAPES
Palavras-chave: Condições estruturais, escolas públicas, ensino de Física.