Reunião Regional da SBPC no Recôncavo da Bahia
G. Ciências Humanas - 8. Psicologia - 6. Psicologia do Desenvolvimento Humano
CORRELAÇÃO ENTRE O DESEMPENHO COGNITIVO E COMPORTAMENTOS INTERNALIZANTE EM CRIANÇAS DE 6 A 8 ANOS EM SANTO ANTONIO DE JESUS-BA
Jacqueline Miranda Pereira 1
Ana Ribeiro Santana 2
Patrícia Martins de Freitas 3
1. Estudante da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)
2. Estudante da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)
3. Professora Adjunta da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)
INTRODUÇÃO:
Os problemas de ordem afetiva e emocional, problemas de conduta e comportamento, distúrbios psíquicos são situações fora da esfera de atuação da escola na conjuntura educacional brasileira, mas que interferem na relação aprendizagem. Nas diferentes fases de transição que existem no processo de desenvolvimento, é necessário aprender a lidar com novas demandas sociais. Nas crianças, em fase escolar o comportamento, torna-se um fator importante para seu ajustamento social e sucesso no ambiente escolar. Observa–se um acúmulo de eventos adversos nas famílias de crianças que apresentam problemas de comportamento associados à queixa escolar. Pesquisas sobre crianças encaminhadas para atendimento na rede de saúde em razão de dificuldades escolares têm encontrado, nessa população altas taxas de problemas emocionais e comportamentais. O objetivo do estudo foi correlacionar comportamentos internalizantes como Ansiedade/Depressão, Retraimento e Queixas Somáticas com resultados de desempenho cognitivo em crianças na fase escolar dos primeiros anos do ensino fundamental. Os participantes do estudo foram 50 crianças de escolas particulares e publicas da cidade de Santo Antônio de Jesus-BA
METODOLOGIA:
O método para a coleta de dados, foi a avaliação a partir da Bateria de Avaliação Neuropsicológica do Processamento Lexical (BANPLE), duas tarefas visoespaciais, Construções Tridimensionais e Santucci e Lista de Verificação Comportamental (Child Behavior Checklist - CBCL). A BANPLE é uma bateria de testes utilizada para identificar possíveis déficits cognitivos.O CBCL é um questionário que avalia competência social e problemas de comportamento em crianças e adolescentes. No CBCL o padrão internalizante é definido pelas sub-escalas: Ansiedade/Depressão; Retraído; Queixas Somáticas; Emocionalmente Reativo. A primeira utilizou o método correlacional para verificar a relação entre o padrão internalizante e o desempenho cognitivo. A segunda etapa do estudo foi análise de indivíduos que apresentaram acima do ponto de corte nos fatores do CBCL que representam o padrão internalizante, observando o perfil de desempenho cognitivo que tais participantes apresentaram.
RESULTADOS:
. Os resultados da primeira etapa encontraram correlações negativas entre as tarefas cognitivas e os fatores que constituem o padrão internalizante. Esses resultados foram significativos para as seguintes correlações: Tarefa de Detecção de Rimas e fator ansioso/depressivo (r= -0,30) (p< 0,03); essa mesma tarefa com o fator Retraído r= -0,39 e p<0, 005; entre a tarefa de Associação Semântica Palavra-Figura e o fator Ansioso /Depressivo em que r= -0,30 e o p<0,01 e com o fator Retraído teve r= -0,29 e p<0,04. Já na tarefa de Julgamento de Rimas o fator Retraído obteve r= -0,42 e p<0, 002. A tarefa Discriminação de Fonemas o comportamento retraimento teve o r= -0,39 e o p< 0, 005. Teve r= -0,29 e p< 0,03 no fator de Ansioso/Depressivo em relação à tarefa de Nomeação de figura. Desta forma, os resultados confirmam a hipótese de quanto maior o escore nos fatores comportamentais internalizantes pior foi desempenho cognitivo.Os resultados da segunda etapa são consistentes com os achados do estudo de correlação. Desta forma, as crianças que estavam acima do ponto de corte em um dos fatores internalizante apresentaram piores resultados nas tarefas cognitivas em relação a média geral da amostra.
CONCLUSÃO:
Isso pode estar relacionado ao fato de que a correlação entre os problemas de comportamentos internalizados pode estar interferindo no desenvolvimento cognitivo da criança ou o contrario. O padrão internalizante, merece atenção no contexto escolar, pois pode facilmente passar despercebido no contexto educacional, sendo compreendido com timidez ou um padrão de comportamento satisfatório para as exigências escolares O estado emocional pode ser uma variável mediadora no processo de aprendizagem .
Palavras-chave: comportamento , criança, cognição.