Reunião Regional da SBPC no Recôncavo da Bahia
G. Ciências Humanas - 7. Educaçao - 18. Educação
Conhecimento dos alunos ingressos na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) sobre temáticas da genética moderna e sua inclusão na prática pedagógica.
Camila Almeida Silva Nascimento 1
Esteliana de Souza Matos 2
Jefferson Rodrigues Cardoso 3
Sueli de Santana Reis Melo 4
Marcilio Delan Baliza Fernandes 5
1. Centro de Ciências da Saúde/Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
2. Centro de Ciências da Saúde/Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
3. Centro de Ciências da Saúde/Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
4. Centro de Ciências da Saúde/Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
5. Centro de Ciências da Saúde/Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
INTRODUÇÃO:
As técnicas da genética molecular estão sendo aplicadas em quase todos os principais campos das ciências biológicas, perpassando por diversas áreas do saber. Esse cenário gerou uma série de mudanças na área da genética em todo o mundo possibilitando um novo horizonte de pesquisa, diagnóstico e tratamento. A rapidez com que surge esse novo cenário dificulta a introdução desses conteúdos na prática pedagógica, pois envolve aulas contextualizadas e diferenciadas. Este trabalho teve como objetivo avaliar o grau de conhecimento dos alunos ingressos no Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) a respeito das novas temáticas da genética e a inclusão dos mesmos na prática pedagógica.
METODOLOGIA:
Foi realizada uma pesquisa quantitativa a qual envolveu um breve levantamento bibliográfico relacionado às atualidades de genética, e foram aplicados 219 questionários a estudantes do 1º e do 6º semestres ingressos nos cursos de Enfermagem, Nutrição e Psicologia da UFRB. O banco de dados foi construído no programa Epi-Info 6, a partir das informações coletadas pelo questionário, e posteriormente analisados.
RESULTADOS:
Dos 219 alunos dos cursos de Enfermagem (45,7%), Nutrição (35,6%) e Psicologia (18,7%), 189 (86,3%) disseram gostar de genética e 93 (42,5%) disseram que fariam pós graduação na área de genética. Sobre o conhecimento das novas temáticas da genética, destacam-se transgênicos (100%), células tronco (99,5%), terapia gênica (65,8%), Projeto Genoma Humano (96,3%), teste de paternidade (97,7%), ciência forense (55,3%), vacinas de DNA (27,9%), clonagem gênica (98,6%), Reação em Cadeia da Polimerase (75,8%) e DNA recombinante (72,1%). Sobre onde eles obtinham informações a respeito destes temas, escola, televisão, revistas e internet foram os mais citados. Quando perguntado quais as contribuições que essas novas temáticas da genética trazem para a sociedade, 44,7% responderam tratamento e cura de doenças, 6,8% para diagnóstico de doenças, 20,1% em pesquisa e 13,2% para melhorar a qualidade de vida das pessoas.
CONCLUSÃO:
O percentual alto de alunos que disseram gostar de genética sugere que o estudo da genética é envolvente, uma vez que, nos últimos anos têm fundamentado assuntos do cotidiano como alimentos geneticamente modificados e tratamento de doenças utilizando células tronco. Um maior conhecimento sobre esses temas podem ser decorrentes, em parte, pelo destaque que a mídia tem dado a esses assuntos nos últimos tempos, e isso tem gerado discussões nos mais diversos âmbitos da sociedade.
Palavras-chave: Genética, Novos temas, Educação.