Reunião Regional da SBPC no Recôncavo da Bahia
G. Ciências Humanas - 8. Psicologia - 6. Psicologia do Desenvolvimento Humano
COMPORTAMENTOS DE PADRÕES INTERNALIZANTES E EXTERNALIZANTES: DESCRIÇÃO DO PERFIL COMPORTAMENTAL EM CRIANÇAS DE 6 A 8 ANOS DE ESCOLAS PÚBLICAS DE SANTO ANTONIO DE JESUS-BA
Jacqueline Miranda Pereira 1
Ana Ribeiro Santana 2
Patrícia Martins de Freitas 3
1. Estudante da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)
2. Estudante da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)
3. Professora Adjunta da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)
INTRODUÇÃO:
Problemas de comportamento na infância tem se mostrado como uma da queixas mais freqüentes em clínicas de psicologia, sejam públicas ou privadas. Os problemas de ordem afetiva e emocional, problemas de conduta e comportamento, distúrbios psíquicos são situações fora da esfera de atuação da escola na conjuntura educacional brasileira, mas que interferem na relação aprendizagem. Nas diferentes fases de transição que existem no processo de desenvolvimento, é necessário aprender a lidar com novas demandas sociais. Nas crianças, em fase escolar o comportamento, torna-se um fator importante para seu ajustamento social e sucesso no ambiente escolar. Observa–se um acúmulo de eventos adversos nas famílias de crianças que apresentam problemas de comportamento associados à queixa escolar. Pesquisas sobre crianças encaminhadas para atendimento na rede de saúde em razão de dificuldades escolares têm encontrado, nessa população altas taxas de problemas emocionais e comportamentais. O objetivo do estudo foi traçar o perfil comportamental identificando, os padrões internalizantes e externalizantes em crianças de 6 a 8 anos, de escolas públicas da cidade de Santo Antônio de Jesus-BA.
METODOLOGIA:
O método utilizado para a coleta de dados, foi aplicação do Inventário de Comportamentos da Infância e adolescência “Child Behavior Checklist” (CBCL). A aplicação foi realizada após uma palestra com os pais que teve como objetivo dar as informações gerais sobre o projeto e assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). O CBCL é um questionário que avalia competência social e problemas de comportamento em crianças e adolescente de 4 à 18 anos. Os problemas de comportamento são agrupados em fatores de internalização e externalização, e são divididos em 8 sub-escalas. Padrão Internalizante: Retraimento,Queixas Somáticas,Ansiedade/Depressão, Problemas de Contato Social e Problemas de Pensamento . Padrão Externalizante: Problemas com a Atenção, Comportamento Quebra de Regra,Comportamento Agressivo. A análise de dados foi realizada por técnicas descritivas, identificando o percentual de crianças acima do ponto de corte.
RESULTADOS:
Os resultados evidenciaram porcentagem de comportamentos internalizantes para o sexo feminino nas escalas de : Ansiedade/Depressão 15,8%, Retraído 21,1%, Queixas Somáticas 14%, Emocionalmente Reativo 8,8% Problemas de pensamento 19,3%, em relação ao sexo masculino a diferença de indícios desses comportamentos foram menores Ansiedade/Depressão 14,8%, Retraído 16,4%, Queixas Somáticas 9,8% Emocionalmente Reativo 18,0%, Problemas de pensamento 18,0%. Para os comportamentos externalizantes no sexo feminino Quebra de Regra 12,3% Comportamento Agressivo 10,5% e Problemas com Atenção 7,0%, contudo o sexo masculino a porcentagem de comportamentos externalizantes foi maior. Sendo Quebra de Regra 18,0%, Comportamento Agressivo 24,6% e Problemas com a Atenção 4,9%.
CONCLUSÃO:
Os resultados da análise, juntamente com a literatura atual, nos permitem inferir sobre os problemas comportamentais e emocionais tem influência na vida escolar de muitas crianças. Os comportamentos internalizados e externalizados nas crianças se apresentam na forma de sentimentos de vergonha, baixa estima, agressão,impulsividade. Quando o processo desenvolvimental é bem sucedido crianças tornam-se, competentes para responder de modo satisfatório às demandas do ambiente emocional e social.
Palavras-chave: comportamento, criança, problemas.