Reunião Regional da SBPC no Recôncavo da Bahia
A. Ciências Exatas e da Terra - 3. Física - 2. Ensino de Física
A Física no Programa Institucional de Iniciação à Docência da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia/Centro de Formação de Professores
Simone Aparecida Fernandes 1
Léa Almeida de Melo 2
1. Coordenadora do PIBID/Física (UFRB/CFP)
2. Iniciação à Docência (UFRB/CFP)
INTRODUÇÃO:
Segundo seus implementadores, o programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) tem como objetivo “antecipar o vínculo entre os futuros mestres e as salas de aula da rede pública” (Brasil, 2009). Assim, promove “uma articulação entre a educação superior (por meio das licenciaturas), a escola e os sistemas estaduais e municipais” (Brasil, 2009). O sub-projeto da Física para o PIBID da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) no Centro de Formação de Professores (CFP) objetiva, nesse sentido, contribuir para a melhoria do ensino de Física nas escolas públicas de ensino médio de Amargosa-Ba. A proposta é apresentar e inserir nas escolas a abordagem CTS, que é um meio de contribuir para a educação científica e tecnológica a partir da introdução, no ensino da Física, de temas e atividades que discutam problemas relacionados à Ciência, Tecnologia e Sociedade.
METODOLOGIA:
Uma vez que a abordagem CTS supõe professores com boa formação e condições para o desenvolvimento dessa forma de trabalho, os bolsistas têm desenvolvido, paralelamente ao Projeto Institucional, levantamentos quanto ao contexto do ensino de Física nas escolas. Também têm sido realizadas reuniões de formação para o conhecimento e inserção dos bolsistas quanto à área de pesquisa de Ensino de Física. Outra ação têm sido a sua formação com relação à abordagem CTS e a alfabetização científico-tecnológica.
RESULTADOS:
Foi investigado o perfil dos professores de Física quanto à idade, gênero, número de escolas em que trabalham, carga horária semanal de trabalho, tempo de experiência docente na área e formação acadêmica e, também, espaços, equipamentos e recursos didáticos oferecidos pelas escolas para o ensino de Física. Resultados foram apresentados em seminário interno no CFP e submetidos à apresentação na Reunião Regional da SBPC. Os bolsistas já apresentaram seminários abordando o estado da arte das pesquisas na área de Ensino de Física e estão trabalhando na leitura de artigos e textos referentes à alfabetização científico-tecnológica e a abordagem CTS.
CONCLUSÃO:
Este levantamento deverá contribuir para discussões e ações do PIBID que visem a melhoria do ensino de Física nas escolas públicas de ensino médio de Amargosa-Ba. Outro ponto importante é o envolvimento e o notório crescimento dos estudantes bolsistas no que diz respeito ao conhecimento das áreas de educação, ensino de Física e prática docente.
Instituição de Fomento: CAPES
Palavras-chave: PIBID, Física, UFRB.