Reunião Regional da SBPC no Recôncavo da Bahia
G. Ciências Humanas - 4. Geografia - 1. Geografia Humana
Implicações ambientais relacionado a fabricação de farinha no município de São Felipe-BA
Genilda Pereira da Silva 1
Samuel Pereira da Silva 2
Robson Rui Cotrim Duete 3
1. Licenciada em Geografia - FAMAM
2. Licenciado em Ciências Biologicas - UNEB
3. Professor - FAMAM - Orientador
INTRODUÇÃO:
A produção de alimentos que tem em quase todo o Nordeste como base a agricultura familiar constitui-se de grande importância para obtenção do sustento de muitas famílias o que vem assumindo grande importância na produção de alimentos. Dentro dessas culturas a mandioca se apresenta com grande destaque nas pequenas propriedades rurais por ser praticado por quase todos os agricultores rurais tendo como finalidade a produção de farinha para consumo e também comercialização constituindo-se como principal meio de renda de muitas famílias. Aliado a esse aspecto busca-se nesse trabalho fazer um levantamento das casas de farinha existentes no município de São Felipe em pequenas propriedades rurais existente com a finalidade de conhecer um pouco sobre a cultura da mandioca e quais as implicações que esse produto pode trazer ao meio ambiente. Assim o presente trabalho teve por objetivo conhecer a importância da cultura da mandioca para os agricultores do referido município e quais implicações podem trazer para o meio ambiente.
METODOLOGIA:
O presente estudo refere-se a uma pesquisa não-experimental, onde inicialmente foi informado aos agricultores a natureza do objetivo do estudo, e após ouvir o consentimento de participação dos mesmos, foram formuladas oralmente as perguntas aos entrevistados e, as respostas obtidas foram transcritas. A pesquisa foi fenomenológica do tipo descritiva e foi realizado no município de São Felipe, situado na Região Recôncavo da Bahia. Caracterizando-se por ter a economia baseada na agricultura, com uma estrutura minifundiária.
Para a seleção das unidades de produção familiar, adotou-se a técnica probabilística, utilizando-se a do tipo casual simples. Após a chegada no distrito rural escolheram-se aleatoriamente as propriedades a serem visitadas de acordo com o itinerário adotado. A amostra foi constituída por 60 propriedades, resultantes da escolha de dez grupos familiares em cada um dos seguintes distritos: Bom Gosto, Sapezinho, Sapezinho do Bom Gosto, Copioba, Terrão e Barlavento.
RESULTADOS:
Contudo pode-se perceber que a mandioca é uma cultura realizada por praticamente todos os agricultores da região para produção de farinha, beiju, tapioca e massas. Além disso, quase todas as propriedades possuíam casas de farinha na residência. A farinha era comercializada em feiras livres e para consumo próprio. Porém foi possível observar muitas ações danosas ao meio ambiente com a produção de farinha como desmatamento das matas para retirada de lenhas para utilização nos fornos. A manipueira (liquido branco retirado da prensa da mandioca) era descartado no chão próximo as casas de farinha e o despejo desse afluente não esgotado é de elevada toxidade, além disso, foi possível perceber que se formavam poças grandes e o produto escorria pelo ambiente e se encontrava com os leitos d’água, acarretando sérios prejuízos tanto de ordem ambiental devido a torna-se causador de doenças agredindo o meio ambiente. O processamento de raízes da mandioca para produção de farinha consumia grande quantidade de água. A raspa da mandioca era descartada no ambiente a céu aberto produzindo mau cheiro.
CONCLUSÃO:
A agricultura é a principal atividade desenvolvida pelos pequenos produtores rurais, caracterizando-se por práticas tradicionais e utilização de uma mão-de-obra basicamente familiar. Os produtos cultivados pelos produtores são praticamente consumidos pela própria família, e o excedente vendido em feiras livres. Embora a exploração do ambiente se apresente como o único meio de sobrevivência para o homem é necessário que o mesmo procure utilizar métodos que vise minimizar impactos ao ambiente.
Palavras-chave: Agricultores, Casas de farinha, Meio Ambiente.