Reunião Regional da SBPC no Recôncavo da Bahia
G. Ciências Humanas - 7. Educaçao - 15. Formaçao de Professores (Inicial e Contínua)
A INTERDISCIPLINARIDADE DO DESENHO NO ENSINO DA GEOGRAFIA: AS NARRATIVAS E AS PRÁTICAS NO CONTEXTO FORMATIVO
Simone Santos de Oliveira 1
1. PPGDCI-UEFS/SEC-BA/UNEB/FTC. Graduada em Licenciatura em Geografia pela Universi
INTRODUÇÃO:
O presente artigo é resultante de práticas docentes realizadas nos processos formativos do Curso de Licenciatura em Geografia do Departamento de Educação da Universidade do Estado da Bahia-UNEB, Campus XI-Serrinha. “A Geografia padece, mais do que outras disciplinas, de uma interdisciplinaridade” (SANTOS, 2008, p. 128). Esta afirmativa do pesquisador Milton Santos enfatiza a necessidade de fomentar a interdisciplinaridade como princípio fundante no processo de ensinar e aprender a Geografia no contexto da contemporaneidade, pois a interdisciplinaridade “concebida como prática deve então ser viabilizada através das equipes de profissionais ou pesquisadores especialistas, mediados pela linguagem, pelo diálogo e pelos métodos acessíveis a todos” (FAZENDA, 2008, p.18). O objetivo é compreender a interdisciplinaridade do Desenho no processo de ensinar e aprender a Geografia desde a educação básica aos processos formativos do professor desta ciência/componente curricular no Território de Identidade do Sisal.
METODOLOGIA:
Este trabalho, de natureza qualitativa, está fundamentado na metodologia sócio- interacionista, onde professores em processo de formação inicial interagem com a professora formadora, tendo o Desenho como proposta interdisciplinar. Para esta compreensão foram utilizadas algumas atividades que evidenciam a interdisciplinaridade do Desenho, como os trajetos de Casa-UNEB, mapeando o corpo, redesenhando a música e, sobretudo as narrativas e memórias de escolarização dos estudantes/professores em formação inicial. O aporte teórico-metodológico que fundamenta o presente trabalho encontra-se embasado nos seguintes autores: Almeida (2007); Almeida e Passini (1994); Barbosa (1995); Bastos (1998); Boto (1996); Castrogiovanni e Costella (2007); Castrogiovanni et al (2008); Eby (1976); Fazenda (2008); Froebel (2001); Fusari (2001); Gomes (1996); Lesann (2009); Moreira (1995); Osinski (2002); Pontuschka et al (2007); Santos (2008); Trinchão (2004, 2007, 2009), entre outros.
RESULTADOS:
As atividades realizadas nos processos formativos iniciais vivenciados na Universidade do Estado da Bahia – UNEB – Campus XI, nas aulas de Prática de Ensino em Geografia, tendo o Desenho como proposta interdisciplinar, retrataram momentos significativos de aprendizagens geográficas, na medida em que o Desenho é caracterizado como viés para realização de práticas pedagógicas significativas, tendo a prática do desenho como elemento dinamizador nas aulas de Geografia.
CONCLUSÃO:
Estas atividades tem mostrado que o Desenho ciência/disciplina/representação tem possibilitado inúmeras práticas pedagógicas significativas para ensinar e aprender a Geografia na educação básica, a partir de práticas interdisciplinares, tendo o desenho como impulsionador e dinamizador, proporcionando os futuros professores de Geografia trabalharem os conteúdos de maneira mais prazerosa.
Palavras-chave: Interdisciplinaridade do Desenho, Práticas Significativas, Ensino de Geografia.