Reunião Regional da SBPC no Recôncavo da Bahia
G. Ciências Humanas - 7. Educaçao - 18. Educação
O “CINE THEATRO PÉROLA” NO CONTEXTO CULTURAL DO MUNICÍPIO DE AMARGOSA (1930-1969): ALGUMAS CONSIDERAÇÕES.
Josilene Silva dos Santos 1
Fábio Josué Souza Santos 2
Luiz Paulo Jesus de Oliveira 3
1. Graduanda do curso de Licenciatura em Pedagogia pela UFRB/CFP Amargosa-BA
2. Mestre em Educação e Contemporaneidade (UNEB,2006),Profª Assistente da UFRB/CFP
3. Msc. em Ciencias Sociais (UFBA), Profª Assistente da UFRB/CFP
INTRODUÇÃO:
Este trabalho pretende apresentar dados exploratórios de uma pesquisa iniciada no componente curricular Memória e História Social de Amargosa e Região no Curso de Licenciatura de Pedagogia do CFP/UFRB no semestre 2009.2 e que terá continuidade como Trabalho de Conclusão de Curso. A investigação tem o objetivo de reconstituir a história do Cine Theatro Pérola inaugurado em 1930 na cidade de Amargosa, procurando analisar os fatores que contribuíram na sua criação, as atividades culturais por ele promovidas, bem como os fatores que influenciaram para o fechamento em 1969.
METODOLOGIA:
Como procedimentos metodológicos, até o presente momento, realizamos 03 entrevistas semi-estruturadas sendo 02 com a Sraª Regina Maria Vaz Almeida, filha do Sr. José Francolino de Almeida, quarto e último proprietário do cinema e 01 com um ex-funcionário do cinema. Também, temos utilizado jornais publicados na cidade na ocasião, além da análise de fotografias, cartazes de divulgação de eventos culturais do cinema, bem como o Livro de Caixa, onde se pode encontrar, detalhadamente, a relação dos filmes locados pelo último proprietário para exibi-los no cinema durante as décadas de 1950-1960.
RESULTADOS:
Ao longo de seus quase 40 anos de existência o cinema teve quatro proprietários. A sua criação em 1930 - um dos primeiros do interior do estado -, foi resultante do apogeu econômico que o município viveu durante as primeiras décadas do século XX (SANTOS, 1963; LOMANTO NETO, 2007; ZORZO, 2007) e da iniciativa pioneira do Sr. Anselmo Moreira Coelho, grande incentivador cultural na cidade. A análise dos dados levantados tem nos permitido concluir que o Cine Theatro Pérola se constitiu em um importante espaço para a vida cultural da cidade e mesmo da região durante as décadas de 190-1960 ao exibir filmes, realizar shows musicais diversos com apresentação de artistas populares e música clássica (orquestra), peças teatrais, saraus, etc. O fechamento do cinema no final dos anos 60 teve como fatores a crise econômica vivida pelo município e, sobretudo, a popularização da televisão entre a classe média, onde se localizava maior parte dos frequentadores do cinema.
CONCLUSÃO:
Frequentado, sobretudo, por estudantes (crianças e jovens), professores, comerciantes, operários, em grande parte porvinientes da cidade de Amargosa e, também, de outras cidades da região, o “Cine Pérola” como era conhecido, constituiu em espaço de entretenimento para a sociedade da época, favorecendo a construção de sociabilidades diversas; a diversificada programação oferecida contribuiu ainda para a formação cultural local ao difundir valores, ideais, etc.
Instituição de Fomento: Universidade Federal do Reconcâvo da Bahia
Palavras-chave: Cinema , Cultura, História de Amargosa.