Reunião Regional da SBPC no Recôncavo da Bahia
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 5. Agronomia
Fontes de pólen utilizadas na dieta de espécies de Centridini residentes em ninhos artificiais em Cruz das Almas - Ba
Iuran Nunes Dias 1
Cerilene Santiago Machado 2
Carlos Alfredo Lopes de Carvalho 3
Philipe Brito de Oliveira 1
Adriane Vieira Souza 1
Andreia Santos do Nascimento 4
1. Graduandos do Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas da UFRB
2. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências Agrárias da UFRB
3. Prof. Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas da UFRB. Orientador.
4. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências Agrárias da UFRB
INTRODUÇÃO:
A tribo Centridini apresenta distribuição tipicamente Neotropical e é composta por dois gêneros Centris e Epicharis , cujos indivíduos são especializados na coleta de óleo floral, principalmente das espécies de Malpighiaceae. O óleo coletado por essas abelhas é utilizado para a alimentação das larvas e revestimento das células de cria. As abelhas Centridini são consideradas polinizadores chave de plantas nativas, bem como de espécies frutíferas de interesse econômico como acerola, murici, caju, e tamarindo. Essas abelhas apresentam hábitos de nidificação diversos, as espécies pertencentes ao gênero Epicharis nidificam preferencialmente em solo plano, enquanto as Centris nidificam tanto no solo quanto em cavidades pré-existentes. Considerando-se importância de Centris na polinização de plantas nativas e a possibilidade de utilização dessas espécies em projetos de polinização aplicada a agricultura, tornam-se importante os estudos dos seus hábitos de nidificação, especialmente as fontes de recursos alimentares. O objetivo deste trabalho foi conhecer fontes de pólen utilizadas na dieta de espécies de Centridini residentes em ninhos artificiais localizados dentro e nas áreas de entorno do pomar de aceroleira em Cruz das Almas - Ba.
METODOLOGIA:
Foram analisados 59 ninhos de C. tarsata , quatro C. analis , cinco Centris sp1. e uma Centris sp2. coletados nos pomares de aceroleira e na área de entorno da Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical, no município de Cruz das Almas - BA no período de 2008/2009. Estes ninhos foram transferidos para o Núcleo de Estudo dos Insetos (Insecta) do Centro de Ciências Agrárias Ambientais e Biológicas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, onde foram seccionados os ninhos, realizados as análises polínicas dos resíduos seguidos das análises quantitativas e qualitativas do grão de pólen. A determinada da afinidade botânica dos tipos polínicos presentes nos ninhos de Centridini foi realizada por comparação com o pólen das plantas da área de instalação dos ninhos e com os tipos polínicos depositados na palinoteca do Insecta. A partir dos resultados da análise quantitativa, foram calculados os percentuais, para cada tipo polínico e cada família botânica.
RESULTADOS:
Foi determinada a afinidade botânica de 100 tipos polínicos, distribuídos em 45 famílias. Os seis tipos polínicos dominantes para C. tarsata foram: Andropogon bicomis , Passiflora edulis , Banisteriopsis muricata , Borreria verticillata , Citrus sp1. e Mimosa pudica . Os tipos acessórios determinados foram 48, sendo os três mais constantes Salvia sp., Solanum paniculatum e Machaerium hirtum . No espectro polínico de C. analis os tipos polínicos dominantes foram P. edulis e A. bicomis e cinco acessórios Berberis laurina , Trema micrantha , A. bicornis , Stylosanthes sp. e Heteropterys byrsonimifolia . A. bicomis foi o pólen dominante de Centris sp1. e os acessórios A. bicomis , Galactia glaucescens , Cunninghamia lanceolata e Griselinia ruscifolia . Para Centris sp2. o dominante foi Rudgea jasminoides e o acessório Psychotria vellosiana . O A. bicomis só não foi dominante para Centris sp2.
CONCLUSÃO:
A dieta dos Centridini é rica em diferentes tipos polínicos, destacando as famílias Fabaceae, Malpighiaceae e Mimosaceae como fontes importantes na manutenção dessas abelhas nos pomares de aceroleira na região do Recôncavo da Bahia. Nesse sentido o presente trabalho contribui com informações importantes sobre amplitude de nicho alimentar dessas abelhas na região do Recôncavo da Bahia.
Instituição de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq
Palavras-chave: Centris analis, C. tarsata, palinologia.