Reunião Regional da SBPC no Recôncavo da Bahia
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 3. Fitossanidade
Supressão de Aspergillus niger por Penicillium spp. em diferentes solos da região sisaleira da Bahia.
Caroline Lopes Damasceno 1
Jefferson Oliveira de Sá 2
Márcia Oliveira do Carmo 1
Ana Cristina Fermino Soares 3
1. Graduando da Universidade Federal do Recôncavo Baiano.
2. Doutorando em Ciências Agrárias pela UFRB, Co-orientador.
3. Prof. Centro de Ciências Agrárias Ambientais e Biológicas da UFRB, Orientadora.
INTRODUÇÃO:
A cultura sisaleira representa um importante segmento econômico para a região Nordeste do Brasil, pois é fonte de renda e geração de emprego em regiões do semi-árido, onde o clima limita as alternativas agrícolas. Apesar de sua relevância e resistência ao ataque de pragas tem-se constatado um declínio contínuo desta cultura devido à ocorrência da podridão vermelha do sisal, cujo agente etiológico foi identificado como Aspergillus niger. A podridão vermelha do sisal possui grande capacidade de destruição, uma vez que a doença causa a morte da planta. Dentre as estratégias de controle de doenças de plantas o controle biológico faz-se uma alternativa viável. O uso de microrganismos antagônicos é uma das formas mais eficientes para redução populacional do patógeno no solo e conseqüente diminuição da incidência da doença. Por meio de experimentos in vitro e in vivo confirmou-se que o fungo Penicillium spp. é antagônico a A. niger, constituindo assim um possível agente de controle da doença. Este estudo teve como objetivo avaliar a sobrevivência de A. niger e Penicillium spp. em diferentes tipos de solo das regiões produtoras de sisal do semi-árido baiano e avaliar a supressão no solo de A. niger por Penicillium spp..
METODOLOGIA:
Para avaliar a sobrevivência de Aspergillus niger em solos das regiões sisaleiras e supressão à A. niger por Penicillium spp., foram coletadas amostras de solo, das quais, retirou-se sub-amostras de 60 gramas. Os tratamentos consistiram da adição de suspensão de esporos de A. niger; Penicillium spp. (ambos 3 mL na concentração 107 conídios mL-1) e A. niger + Penicillium spp. (1,5 mL de cada fungo na concentração 2x107 conídios mL-1). A testemunha recebeu apenas água destilada esterilizada. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado com 3 repetições. As amostras foram incubadas em camâra BOD 30±2 °C. As avaliações ocorreram em intervalos de 7 dias, com retirada de 10 g de solo e quantificação de A. niger e Penicillium spp., por meio de diluição seriada e plaqueamento em meio BDA salino (Batata Dextrose Agar + 6%NaCl) e determinação das unidades formadoras de colônia.
RESULTADOS:
Observaram-se diferenças na sobrevivência de A. niger nos diferentes tipos de solo e intervalos de tempo avaliados. Houve redução do número de UFCs a partir de 21 dias de incubação para as amostras de solo dos municípios de Ourolândia e Mirangaba, solos argilosos. Nas amostras de solo dos municípios de Valente e Barrocas, solos arenosos, a redução do número de UFCs ocorreu aos 14 dias. Penicillium spp. apresentou menor população no solo, em comparação ao A. niger. No entanto, sua sobrevivência apresentou-se relativamente constante no período avaliado, exceto na amostra de solo de Ourolândia. Ao final da avaliação, o decréscimo na população desse fungo foi menor que o apresentado por A. niger. Quando se infestou o solo com Penicillium spp. e A. niger observou-se maior redução da população de A. niger em todos os tipos de solo, demonstrando que o Penicillium spp. reduz a população do patógeno. No final da avaliação, a população de A. niger nos tratamentos com e sem Penicillium spp. foi praticamente a mesma. Tais resultados indicam que A. niger não tem a capacidade de sobrevivência nestes solos e o Penicillium spp. compete com A. niger, causando redução da população do patógeno.
CONCLUSÃO:
Aspergillus niger têm baixa capacidade de sobrevivência no solo, principalmente em solos arenosos. Penicillium spp. apresenta menor população no solo, em comparação a A. niger porém apresenta maior capacidade de sobrevivência no solo. Penicillium spp. apresenta bom potencial para a supressão de A. niger nos diferentes tipos de solo da região semi-árida produtora de sisal.
Palavras-chave: Biocontrole, Agave sisalana, podridão vermelha do sisal.