Reunião Regional da SBPC no Recôncavo da Bahia
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 4. Química de Produtos Naturais
PLANTAS MEDICINAIS UTILIZADAS NO POVOADO ALTO DA SERRA, JAGUAQUARA – BAHIA
Alex José Ramos dos Santos 1
Lindoval Santana Rangel 1
Lourival Brito Guimarães 1
Danielle Silva dos Santos 1
Aila de Jesua Silva 1
Ingra Micheline Coelho Sampaio Félix 1
1. Colégio Taylor-Egídio Prof. Mestre em Química Analítica
2. Prof. Mestre em Engenharia Química
3. Prof. Especialista em Metodologia do Ensino Superior
4. Iniciação Científica
5. Iniciação Científica
6. Iniciação Científica
INTRODUÇÃO:
O uso de plantas no tratamento e na cura de enfermidade é tão antigo quanto à espécie humana. No inicio da década de 1990, a Organização Mundial de Saúde (OMS) divulgou que 65-80% da população dos países em desenvolvimento dependiam das plantas medicinais como única forma de acesso aos cuidados básicos de saúde (VEIGA JUNIOR, et al, 2005). Ainda hoje nas regiões mais pobres do país e até mesmo nas grandes cidades brasileiras, plantas medicinais são comercializadas em feiras livres, mercados populares e encontrada em quintais residenciais (MACIEL, et al, 2002). O objetivo do presente estudo foi levantar as plantas medicinais utilizadas pela comunidade do Povoado do Alto da Serra, a fim de conhecer suas formas de uso, modo de preparo dos medicamentos, partes utilizadas, bem como sua identificação botânica e o valor de uso atribuído a cada espécie, também como forma de resgatar o conhecimento tradicional, servindo como instrumento para delinear estratégias de utilização do potencial fitoterápico e conservação das espécies citadas.
METODOLOGIA:
A coleta dos dados ocorreu em junho de 2010, com a aplicação de questionário nos grupos familiares da comunidade (aproximadamente 100 pessoas). Foram levantadas, dentre outras informações, as plantas conhecidas pelos entrevistados, sua utilidade e formas de uso. Deve ser salientado que em nenhum momento houve escolha de quem deveria participar da entrevista. As famílias foram eleitas ao acaso e entre seus membros, participaram geralmente os mais velhos, os mais experientes e os que lidavam diretamente com as plantas.
RESULTADOS:
O maior número de plantas medicinais indicadas no Povoado do Alto da Serra foi para sintomas do sistema respiratório (29,4%), tais como gripe, sinusite, inflamação na garganta, pneumonia, asma e tosse. Muito provavelmente devido às baixas temperaturas e condições das residências construídas ainda em adobe e com piso de cimento queimado. Em seguida, encontram-se as doenças relativas ao sistema intestinal, como diarréia e helmintíases (20,8%) onde a ausência de tratamento de água usada para fins diversos na comunidade pode explicar este resultado. Os problemas cardiovasculares (15,3%) aparecem como a terceira maior incidência dos agravantes a saúde do povoado. Entre as mulheres há uma forte tendência para o uso de preparos para cura das “inflamações de mulher” – relacionadas ao aparelho genito-urinário (12,6%) onde grande parte dos medicamentos de origem vegetal é indicada para tratamentos de problemas do aparelho reprodutor feminino. Na diversidade empregada destaca-se a erva cidreira (Lippia Alba N. E. Brown) (35,0%), capim-santo (Cymbopogan citratus) (15,0%), seguidos da erva-doce (Pimpinella anisum) (13,0%), puejo (Mentha pulegium) (10,0%), folhas de laranja (Citrus aurantium L.) (9,0%), hortelã miúdo (Mentha piperita) (9,0%) e boldo (Plectranthus barbatus) (9,0%).
CONCLUSÃO:
Os resultados obtidos neste trabalho mostram que mesmo com o avanço da indústria farmacêutica e maior facilidade de acesso a médicos, essa população não deixou de lado a tradição e a sabedoria de seus antepassados e incorporaram a ele mais conhecimentos adquiridos através dos meios de comunicação. A utilização de plantas medicinais pela população do Povoado do Alto da Serra é muitas vezes empregada devido à baixa renda da maioria dos moradores ou a dificuldade de acesso a sede do município.
Instituição de Fomento: Colégio Taylor-Egídio
Palavras-chave: Plantas medicinais, componentes químicos, usos.