Reunião Regional da SBPC no Recôncavo da Bahia
E. Ciências Agrárias - 6. Zootecnia - 5. Zootecnia
Avaliação do índice de Satisfação dos discentes com o curso de Zootecnia da UFRB
Luis Henrique Almeida de Matos 1
Alessandro Lima Machado 1
Lenon Machado dos Santos 1
Tamine Stanislava Cortina 1
Meiby Santana de Paula Leite 2
Soraya Maria Palma Luz Jaeger 3
1. Discente de graduação e Bolsista do PET/Zootecnia da UFRB
2. Professor Adjunto I e Coordenadora do Curso de Graduação em Zootecnia da UFRB
3. Professor Adjunto IV e Tutora do PET Zootecnia da UFRB
INTRODUÇÃO:
No âmbito do gerenciamento educacional de uma Instituição de Ensino Superior, a implementação de mecanismos de auto-avaliação constitui importante ferramenta em um programa que objetiva a melhoria contínua da Qualidade do Ensino. Através destes mecanismos é possível identificar aspectos considerados insatisfatórios ou indesejados, no universo das ações que envolvem ensino e aprendizagem, e que poderão ser corrigidos ou eliminados de forma efetiva (Castro, 1998). Quando um discente responde a questões específicas sobre as condições em que o ensino, a pesquisa e a extensão estão sendo desenvolvido na instituição que está matriculado, seu ponto de vista passa a ser considerado de fato, tornando possível a sua atuação efetiva na construção da instituição da qual ele é parte integrante (Freitas & Rodrigues, 2003). O PET Zootecnia da UFRB, preocupado em promover a responsabilidade pessoal dos discentes, além de contribuir para o aprimoramento da sua formação acadêmica e cidadã, assumiu a responsabilidade de realizar a primeira Avaliação do grau de satisfação dos discentes do curso de Zootecnia, cujos resultados deverão subsidiar as ações acadêmico/administrativas necessárias para o contínuo aperfeiçoamento da graduação na UFRB.
METODOLOGIA:
A avaliação foi realizada ao final do semestre letivo de 2010.I, por comissão composta de quatro petianos, da tutora e um técnico administrativo do núcleo acadêmico. Na primeira etapa da avaliação, 102 discentes responderam a um questionário objetivo. Contendo 17 questões, que avaliaram o grau de satisfação dos alunos com o curso. Em seguida, os dados foram analisados utilizando estatística descritiva. Por fim foi, realizado o Seminário onde foram apresentados os resultados das análises com os pontos fortes, que destacaram as virtudes a serem valorizadas, bem como os pontos fracos identificados nas análises que pudessem comprometer a qualidade das atividades de ensino, mas especificamente a formação dos alunos. O relatório final da avaliação foi encaminhado ao colegiado de curso, e deve servir de base na elaboração da proposta de ações para promover o aprimoramento e a melhoria da qualidade do curso de Zootecnia da UFRB.
RESULTADOS:
Os maiores fatores de insatisfação dos alunos dizem respeito à precariedade da biblioteca, bem como ao o atendimento de má qualidade nas secretarias do Núcleo Acadêmico e Centros de Ensino. Apenas 2% dos entrevistados afirmaram que os professores não conseguem transmitir com eficiência os conhecimentos aos alunos, o que caracteriza uma elevada aceitação do corpo docente por parte dos entrevistados. O índice de estudantes satisfeitos (totalmente e “em parte”) com a escolha do curso somam 96%, evidenciando a aprovação do curso do ponto de vista discente.
CONCLUSÃO:
De maneira geral, os discentes de Zootecnia da UFRB estão satisfeitos com as instalações físicas e o corpo docente do curso que escolheram. A realização da atividade de auto-avaliação também contribuiu para aprimorar o processo de formação ética e cidadã dos bolsistas do PET, fortalecendo o seu comprometimento com a melhoria da qualidade do curso de Zootecnia.
Palavras-chave: educação, avaliação, ensino.