Reunião Regional da SBPC no Recôncavo da Bahia
D. Ciências da Saúde - 3. Saúde Coletiva - 5. Saúde Coletiva
LEVANTAMENTO DOS RISCOS OCUPACIONAIS DA ATIVIDADE FABRIL DE FOGOS NO MUNICÍPIO DE SANTO ANTONIO DE JESUS – BAHIA
Edson Fonseca Diniz 1
Dorelena Souza da Cruz 2
Fernanda Queiroz Rego Lago 2
Geraldo Magela Cafezeiro 2
José Augusto 2
Luciana Nery 2
1. Secretaria de Agricultura, Com., Ind. e Meio Ambiente de Santo Antonio de Jesus
2. CEREST – Santo Antonio de Jesus – BA
INTRODUÇÃO:
Este artigo técnico foi originado devido à necessidade do estudo dos fatores de riscos ocupacionais existentes no setor de fabrico de fogos no município de Santo Antônio de Jesus. Após o terrível acidente do dia 11 de dezembro de 1998 quando morreram 64 pessoas em conseqüência da explosão de uma fábrica de fogos localizada na zona rural do município, várias ações foram desencadeadas visando criar alternativas para geração de emprego e renda, como também atentar para ações de fiscalização no comércio de fogos e na implantação de novas empresas. As demandas existentes no setor de fabrico de fogos, detectadas pelos técnicos do CERESTSAJ, demonstraram que a sintomatologia apresentada pelos pacientes estava estritamente relacionada com a atividade realizada.
METODOLOGIA:
Assim, em 2007 e 2008 a equipe de Vigilância do CERESTSAJ em parceria com o CESAT/DIRES implantou um Projeto de Intervenção para o setor de Fabrico de Fogos de Artifício e Estampido nas empresas formais de fogos no município de Santo Antônio de Jesus. O autor integrou esta equipe realizando inspeções técnicas nas fábricas formais de fogos, participando das investigações dos acidentes de trabalho com fogos, dos seminários e das comissões criadas no Estado da Bahia visando buscar melhorias para o setor. Estas ações somadas à pesquisa bibliográfica e documental proporcionaram a realização de um levantamento onde se buscou identificar os principais fatores de riscos ocupacionais existentes no fabrico de fogos no município de Santo Antônio de Jesus. Foram realizadas seis inspeções nas fábricas formais de fogos no período de novembro de 2007 a junho de 2008.
RESULTADOS:
Foram observados que os riscos químicos, ergonômicos e mecânicos ou de acidentes são os principais fatores de risco ocupacionais existentes e que com ações simples como a exigência da implementação do PPRA resultarão em resultados extremamente positivos para a saúde e segurança dos trabalhadores.
CONCLUSÃO:
Além da identificação dos riscos, buscou-se também observar as condições das instalações físicas, a legislação pertinente, o processo produtivo finalizando com algumas recomendações para o controle dos riscos ocupacionais identificados.
Palavras-chave: Riscos Ocupacionais, Risco Químico, Fogos de Artifício.