Reunião Regional da SBPC no Recôncavo da Bahia
E. Ciências Agrárias - 3. Recursos Florestais e Engenhar - 5. Ciências Florestais
DIVERGÊNCIA GENÉTICA DE POPULAÇÕES DE Albizia spp NO REMANESCENTE FLORESTAL DA SERRA DA COPIOBA.
Ricardo Franco Cunha Moreira 1
Samir Dultra Abdalla 2
1. Prof. Dr. Adjunto do CCAAB - UFRB Orientador
2. Graduando em Engenharia Florestal - Orientado
INTRODUÇÃO:
A Albizia é uma espécie arbórea da família Fabaceae – Mimosoideae, nativa da Ásia tropical e caracteriza-se por apresentar um rápido crescimento, habilidade para fixar nitrogênio e melhorar a estrutura do solo, tendo a madeira usos múltiplos (tábuas, caixotes, lápis) e facilidade para consórcio com culturas agrícolas. Na região do Recôncavo baiano, no remanescente florestal Serra da Copioba, encontra-se disperso um grande número de indivíduos da espécie em questão. A análise conjunta de variáveis qualitativas e quantitativas tem sido apontada como uma ferramenta útil na estimativa da diversidade genética entre os indivíduos de uma espécie.
A floresta em estudo é uma vegetação secundária classificada como Floresta Ombrófíla Densa (IBGE, 2004). O setor da floresta encontra-se na bacia hidrográfica do Recôncavo sul, inserida no município de São Felipe. Segundo Koopen o clima é do tipo tropical chuvoso de floresta sem estação seca, com pluviosidade média anual entre 800 a 1400 mm, e período chuvoso concentrado nos meses de abril a junho, apresentando temperatura média anual de 24°C (Sei, 1998).
METODOLOGIA:
O setor da floresta em estudo apresenta 10,7 hectares, nesta área foram alocadas, sistematicamente, 25 parcelas permanentes de 400 m2 (20 x 20 m) cada, distanciadas 74 m no sentido leste-oeste e 40 m no sentido norte-sul. Em cada parcela, todos os indivíduos de Albizia spp com diâmetro à altura do peito (DAP) > 5 cm, foram etiquetados com plaquetas de alumínio numeradas (Machado et al., 2007).
Foram avaliados os seguintes caracteres: densidade absoluta, freqüência absoluta, dominância absoluta expressa pela área basal, densidade relativa, freqüência relativa, dominância relativa, índice de valor de importância, índice de valor de cobertura, diâmetro da copa, cor da folha, número de lóbulos e altura da planta. Também foi calculado o índice de diversidade de Shannon (H’) e a equabilidade de Pielou (J’) (Brower e Zar, 1984).
RESULTADOS:
Foram levantados ao todo 88 indivíduos do gênero Albizia distribuído no fragmento florestal localizado na Serra da Copioba. As distâncias e os números dos indivíduos variaram com base na topografia e condições de solo. Foram cadastrados e avaliados indivíduos adultos de Albizia spp. Amostras de folhas foram coletadas, identificadas, armazenadas em sacos plásticos e encaminhadas ao Herbário da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) a fim de identificar a espécie (s).
Foram avaliadas duas características qualitativas, cor da folha e número de lóbulos, e uma característica quantitativa, altura da planta. A consistência do padrão de agrupamento foi avaliada por meio do coeficiente de correlação cofenética sendo de 0,96, o que indicou uma alta correlação. A análise simultânea de variáveis qualitativas e quantitativas foi eficiente em expressar o grau de diversidade genética entre os genótipos de albizia permitindo a formação de três grupos com base no valor de ponto de corte (0,28), sendo o grupo 1 formado pelos genótipos 19, 12, 20 e 21; grupo 2, pelos genótipos 13 e 22 e, grupo 3 pelos genótipos 23, 4, 14, 2, 5, 10, 18, 8, 11, 27, 26, 16, 17, 30, 29, 9, 28, 25, 3, 24, 15, 6 e 7).
CONCLUSÃO:
A consistência do padrão de agrupamento indicou uma alta correlação cofenética. A análise simultânea de variáveis qualitativas e quantitativas foi eficiente em expressar o grau de diversidade genética entre os genótipos de albizia permitindo a formação de três grupos com base no valor de ponto de corte (0,28).
Instituição de Fomento: FAPESB
Palavras-chave: Análise multivariada, algoritmo de Gower, distância genética.