Reunião Regional da SBPC no Recôncavo da Bahia
D. Ciências da Saúde - 3. Saúde Coletiva - 5. Saúde Coletiva
ANÁLISE DA REPERCUSSÃO DO NÚCLEO DE APOIO A SAÚDE DA FAMÍLIA: A VISÃO DOS PROFISSIONAIS DA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA
Adernilson Queiroz Alves 1
Daniel Portella 2
Carla Cardoso 3
Rafael Araujo 4
Lídia Maria de Jesus Guimarães 5
1. Enfermeiro e Especialista em Auditoria de Sistemas de Saude - Estácio de Sá
2. Fisioterapeuta e Especialista em Saúde Pública pela Faculdade Advent. da Bahia
3. Fisioterapeuta e Especialista em Saúde Pública pela Faculdades Adventistas da Ba
4. Fisioterapeuta Especialista em Fisiot. Ortopédica e Hosp. pela Fac. Adv. Bahia
5. Enfermeira e Especialista em Saúde Pública com ênfase em PSF - Estácio de Sá
INTRODUÇÃO:
O Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) pode ser compreendido como estratégia importante para ampliar a abrangência e a diversidade das ações nas Equipes Saúde da Família (ESF), bem como sua resolubilidade, já que oportuniza a criação de espaços para a produção de novos saberes e discussão ampla da clínica para os cuidados aos pacientes. Tem em seu bojo a estratégia do trabalho em equipe, compartilhando as práticas em saúde nos territórios da ESF no qual o NASF está cadastrado. Entretanto, o NASF não se constitui porta de entrada do sistema para os usuários, e sim, serve de apoio às equipes de saúde da família na busca de resolutividade, no contexto da atenção primária. Diante disso o objetivo dessa pesquisa foi o de analisar a visão dos profissionais da Estratégia de Saúde da Família (ESF), sobre a repercussão do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF).
METODOLOGIA:
Trata-se de uma pesquisa de campo, de caráter transversal, qualitativa de abordagem quantitativa. A amostra populacional para esta pesquisa foram os profissionais de saúde das Unidades de Saúde da Família, da região urbana, do município de Santo Antônio de Jesus-Ba. E para a coleta de dados, foi formatado um questionário individual, estruturado com perguntas objetivas e uma questão aberta.
RESULTADOS:
Os profissionais de saúde têm conhecimento sobre o que é o NASF (67%), e sabe que há núcleos implantados no município (65%), citam alguns profissionais que compõem o NASF e refere que estes não atendem a demanda da população local (63%), é ressaltada a importância do NASF para o município (100%) e para a ESF (100%), e, além disso, a população tem acesso (56%) e se beneficia da assistência oferecida (60%) pelos profissionais do NASF.
CONCLUSÃO:
Os resultados obtidos demonstram que os profissionais da ESF compartilham saberes e práticas referentes aos NASF, mas vê-se a necessidade de aumentar a quantidade de profissionais do NASF, para que haja um maior suporte e uma melhor assistência aos usuários do Sistema Único de Saúde adscritos às equipes de saúde da família.
Palavras-chave: Núcleo de Apoio a Saúde da Família, Profissionais de Saúde, Estratégia Saúde da Família.