Reunião Regional da SBPC no Recôncavo da Bahia
E. Ciências Agrárias - 6. Zootecnia - 3. Pastagem e Forragicultura
Descrição das pastagens da região de Trás os Montes – Portugal
Gabriel Costa Monteiro Moreira 1
Carlos Francisco Gonçalves Aguiar 2
1. Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
2. Instituto Politécnico de Bragança
INTRODUÇÃO:
Nas áreas de montanha de Trás-os-Montes – Portugal, a agricultura é a atividade predominante. As pastagens e a produção agro-pecuária tem uma grande importância na economia das explorações e na utilização do território (INE, 1999).
O estudo da pastagem exige o conhecimento dos conceitos básicos que são de primordial importância para a compreensão de determinadas práticas de manejo. Esses conceitos possuem importância comprovada não só para o estudo, mas também para o desenvolvimento produtivo das pastagens.
As pastagens permanentes de montanha são de dois tipos: as de alta montanha em terrenos baldios, de utilização comunitária e extensiva; e as mais intensamente utilizadas, situadas em propriedade privada, com composição florística diversificada mas com predominância de gramíneas, designados por “lameiros” (Pires et. al, 2001).
Os lameiros serão o mote deste estudo fazendo uma descrição deste tipo de pastagem, espécies predominantes, porte médio e potencial produtivo. A importância deste estudo se revela na discussão sobre o manejo e conservação do solo bem como o desenvolvimento da atividade agrícola neste ambiente.
METODOLOGIA:
O presente estudo incidiu sobre as pastagens da cidade de Bragança e suas freguesias tendo em vista a viabilidade de execução do mesmo, graças à proximidade com o Instituto Politécnico de Bragança.
Para o levantamento das informações foram feitas visitas às freguesias e às respectivas propriedades onde pudéssemos observar os lameiros e as espécies ali existentes. Além disso, foram feitos levantamentos bibliográficos acerca do tema da pesquisa dando assim maior embasamento teórico para a execução desta atividade.
Para a identificação e separação das espécies foram efetuados cortes em períodos determinados de pré florescimento, início de florescimento e florescimento completo e posterior classificação e contagem no laboratório de Solos do Instituto Politécnico de Bragança (IPB).
A pesquisa foi conduzida nos meses de Março, Abril e Maio do ano de 2009 no período que compreende o final da estação fria (inverno) e a estação da primavera trabalhando assim com uma baixa amplitude térmica.
RESULTADOS:
Foi observada, em grande parte das parcelas analisadas, uma pastagem composta por espécies herbáceas dentre elas gramíneas e não gramíneas de origem natural ou espontânea evidenciando assim, uma pastagem composta por vegetação original.
Entre as espécies identificadas após o corte, classificação e contagem destacam-se o trevo subterrâneo (Trifolium subterraneum L. subsp. Subterraneum) e o trevo branco (Trifolium repens L) entre as Leguminosas e, azevens (Lolium perenne L.) e bromus (Bromus willdenowii Kunt) entre as Gramíneas evidenciando assim, a presença marcada de leguminosas nas pastagens. Este fato é de fundamental importância no estudo e avaliação da pastagem levando em consideração a fixação biológica do nitrogênio, adubação verde e valor nutritivo das leguminosas.
Ainda entre as leguminosas, destaca-se o trevo subterrâneo ( Trifolium subterraneum L. subsp. Subterraneum) com a sua fisiologia adaptada ao clima frio. Durante este período, esta leguminosa entra em dormência fisiológica para retomar o seu desenvolvimento no período da primavera – verão.
Os lameiros apresentam ainda, no período quente, córregos ou regiões alagadas que cortam a sua extensão dispensando em alguns casos, o sistema de irrigação.
CONCLUSÃO:
Apesar da falta de continuidade na produção forrageira durante o ano, o campo natural é o grande responsável pelo desenvolvimento da pecuária nesta região. As espécies encontradas nos lameiros na região de Trás os Montes – Portugal, são espécies compatíveis com o clima do sul do Brasil sendo de fundamental importância o entendimento da sua fisiologia para o estabelecimento de pastagens produtivas pouco degradantes no que tange ao meio ambiente.
Palavras-chave: Lameiros, Trifolium subterraneum L. subsp. Subterraneu, leguminosas.