Reunião Regional da SBPC no Recôncavo da Bahia
G. Ciências Humanas - 7. Educaçao - 4. Educação Básica
Prática pedagógica e métodos avaliativos utilizados por professores de educação básica do município de Cruz das Almas – BA.
Camila Francielle Alves Ferreira do Sacramento 1
Renata Silveira do Carmo 1
Maria Aparecida da Silva Andrade 1
1. Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB
INTRODUÇÃO:
A prática escolar consiste na concretização das condições que asseguram a realização do trabalho docente. Tais condições não se reduzem ao estritamente “pedagógico”, já que a escola cumpre funções que lhe são dadas pela sociedade concreta, que por sua vez, apresenta-se como constituída por classes sociais com interesses antagônicos (LIBÂNEO, 1990). Desse modo, a prática escolar tem por trás interesses sociopolíticos que constituem concepções distintas do que é homem, e sociedade, que conseqüentemente resultarão em diferentes concepções sobre o papel da escola na aprendizagem dos alunos e da mesma maneira a relação professor- aluno.
Sendo a prática pedagógica, o foco desse estudo, o objetivo é diagnosticar a prática de avaliação adotada pelos professores da educação básica do município de Cruz das Almas e a partir dos resultados compreender e aferir se as práticas aqui encontradas são apropriadas e se os professores entrevistados tem a capacitação e o entendimento do que vem a ser avaliação
METODOLOGIA:
Tratou-se de uma pesquisa empírica e documental realizada com professores de escolas de Educação Básica do município de Cruz das Almas. Foram aplicados 30(trinta) questionários com questões que envolviam o nível escolar, tempo de ensino e métodos de avaliação dos professores em sala de aula, sendo os mesmos (questionários) aplicados em 04 (quatro) escolas: 01(uma) da rede particular e 03 (três) da rede pública, entre os dias 19 a 23 de abril de 2010.
RESULTADOS:
A partir da análise dos questionários, obtiveram-se os seguintes resultados: ao que se refere ao tempo de atuação e o nível de escolaridade dos docentes, observou-se que 20% lecionam entre 1 e 5 anos; 27% entre 5 a 10 anos de atuação; 23% de 10 a 15 anos e sendo que 30% atuam no Ensino Médio; 43% possuem Graduação concluída ou em andamento; 37% com Especialização concluída ou em andamento e 6% Mestrado concluído ou em andamento.
No que se refere à participação dos docentes em cursos de atualização no ano, 34% dos professores nunca participam de cursos de atualização; 43% participam pelo menos uma vez ao ano e 23% participam mais de uma vez por ano. Quanto ao método (s) avaliativo utilizado (s), 3% dos docentes utilizam outros instrumentos para avaliar e 97% usam provas e testes para isso, sendo que 33% responderam que a função principal da avaliação é verificar a capacidade dos alunos em reproduzir conteúdos e 67% afirmam que a principal função é diagnosticar o desenvolvimento dos mesmos.
CONCLUSÃO:
A partir dos resultados e das observações que foram feitas no presente trabalho, pode-se concluir que a tendência predominante ainda é a Tradicional, onde os métodos avaliativos de maior parte dos docentes, ainda são testes e provas, o que caracteriza a pedagogia tradicional. A educação é centrada no professor, sendo a relação professor-aluno ainda permanece como sendo o docente, o centro do processo de educação e transmissão de conhecimento.
Palavras-chave: Avaliação, Escola, Professores.