Reunião Regional da SBPC no Recôncavo da Bahia
E. Ciências Agrárias - 3. Recursos Florestais e Engenhar - 2. Manejo Florestal
CRESCIMENTO INICIAL DA IPÊ ROXO EM SOLOS DEGRADADOS
Johnny Wynter Pinho Araujo 1,2,3
Admilson de Santana Sacramento 1,2,3
Deoclides Ricardo de Souza 1,2,4
1. Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
2. Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológica
3. Estudante de Graduação de Engenharia Florestal
4. Prof. Dr. do Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológica - Orientador
INTRODUÇÃO:
O Ipê roxo (Tabebuia impertiginosa) é uma espécie de importância ambiental e econômica, sendo utilizada na construção civil, marcenaria, carpintaria, instrumentos musicais e programas de recuperação de áreas degradadas. A pouca informação sobre o crescimento dessa espécie em plantios florestais e a baixa disponibilidade de sementes de qualidade são apontadas como fatores limitantes para os programas de reflorestamento e recuperação de áreas degradadas, uma vez que a recomendação de plantio depende de resultados experimentais. Nesse sentido o presente estudo teve como objetivo avaliar o crescimento inicial do Ipê roxo cultivado em solos degradados.
METODOLOGIA:
O experimento foi realizado no Campus Experimental da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Cruz das Almas, Bahia. O delineamento experimental foi em blocos ao acaso, com cinco tratamentos (espaçamentos) e quatro repetições. As mudas foram plantadas a uma distância fixa de 3,0 m entre linhas e distâncias variáveis entre plantas nas linhas de plantio, de 1,5; 2,0; 2,5; 3,0 e 3,5 m. Cada parcela foi constituída de 25 plantas (5 x 5), sendo nove plantas centrais mensuráveis. Foram avaliadas a sobrevivência e a altura total (HT) das plantas aos 12 meses. Os tratos culturais contemplaram controle de formigas, capinas nas linhas de plantio e roçadas periódicas.
RESULTADOS:
Os valores médios de sobrevivência e altura total do ipê roxo, respectivamente, foram de 89,6%, 0,58 m e desvio padrão de 0,11, indicando uniformidade das alturas. O Ipê roxo apresenta baixa mortalidade das plantas no campo, demonstrando capacidade de adaptação ecológica aos estresses ambientais e potencial de estabelecimento nas condições edafoclimáticas cultivada.
CONCLUSÃO:
O Ipê roxo apresenta sobrevivência e crescimento inicial em altura total promissoras.
Instituição de Fomento: : Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado da Bahia - FAPESB
Palavras-chave: Espaçamento, Tabebuia impertiginosa, Sobrevivência.