Reunião Regional da SBPC no Recôncavo da Bahia
E. Ciências Agrárias - 6. Zootecnia - 3. Pastagem e Forragicultura
Integração lavoura e pecuária: uma alternativa na conservação das pastagens de Trás-os-Montes, Portugal.
Gabriel Costa Monteiro Moreira 1
Carlos Francisco Gonçalves Aguiar 2
1. Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
2. Instituto Politécnico de Bragança
INTRODUÇÃO:
A degradação das pastagens é um dos maiores problemas da pecuária, afetando diretamente a sustentabilidade do sistema produtivo. Existem no Nordeste de Portugal, principalmente na região de Trás-os-Montes, extensas áreas ocupadas com cereais e outras culturas, sem possuírem aptidões para estes tipos de culturas. As baixas produções conseguidas nestas áreas estão a levar ao seu abandono, sendo agora utilizadas para o pastoreio de rebanhos que aí encontram uma alternativa para alimentação (VALLE et al., 2000)
O estudo das pastagens bem como o conhecimento das técnicas adequadas de manejo são fundamentais para o sucesso deste tipo de exploração sendo imprescindível a criação de novas técnicas ou alternativas de forma a mitigar os impactos ou perdas sobre o volume final de produção.
Discutir a integração lavoura-pecuária identificando as espécies mais utilizadas na região de Trás-os-Montes, Norte de Portugal, exemplificando-a como alternativa para a redução da degradação das pastagens pelo uso exploratório contínuo foi o mote deste trabalho que norteará estudos posteriores sobre espécies mais indicadas ou adaptadas à esse sistema de produção.
METODOLOGIA:
O presente estudo foi desenvolvido na cidade de Bragança e suas freguesias, em uma amostra representativa de propriedades produtoras em sistema de integração lavoura-pecuária na região de Trás-os-Montes, Portugal. A escolha dos locais seguiu não só apenas a facilidade de acesso graças à proximidade com o Instituto Politécnico de Bragança como também, a área de concentração das propriedades que serviriam de fonte ou comporiam a amostra de observação e análise.
Para o entendimento do funcionamento do sistema de integração lavoura-pecuária foram identificadas as espécies mais comumente usadas observando o porte e forma de implantação das mesmas no pasto bem como o ciclo fisiológico/vegetativo da espécie possibilitando assim o seu uso na integração lavoura-pecuária.
A produção/produtividade dos bovinos submetidos ao pastejo nessas áreas foram comparadas aos dados referenciais para produção/produtividade de bovinos em pastagens permanentes na região de Bragança, Trás-os-Montes, Portugal.
RESULTADOS:
Dentre a composição vegetal das pastagens, destacam-se o trevo subterrâneo (Trifolium subterraneum L. subsp. Subterraneum), o trevo branco (Trifolium repens L), azevens (Lolium perenne L. ), bromus (Bromus willdenowii Kunt), o centeio (Secale cereale), o trigo (Triticum spp. ) e a cevada (Hordeum vulgare). Alguns cereais, citados anteriormente, são decorrentes das explorações agrícolas anteriores sobre aquelas áreas.
Algumas espécies de médio ou grande porte, de interesse na exploração agrícola, destacam-se nos cenários de integração lavoura-pecuária dentre elas, o Castanheiro (Castanea sativa), a Oliveira (Olea europaea L. ), os Pessegueiros (Prunus persica), Cerejeiras (runus spp. ) e Macieiras (Malus spp. ).
As áreas submetidas ao sistema integração lavoura-pecuária atendem à algumas premissas na biologia de conservação e manejo conservacionista do solo bem como dos recursos naturais disponíveis. Observou-se também, o aumento na rentabilidade da exploração agropecuária uma vez que na mesma área de cultivo obtêm-se não só os frutos da exploração pecuária mas também, os frutos das espécies agrícolas implantadas no consórcio.
CONCLUSÃO:
A integração lavoura-pecuária se constitui em uma excelente alternativa para a redução dos impactos causados pela exploração contínua da área de pastagem baseada no monocultivo. Biodiversidade, rentabilidade e vida útil da exploração sofrem um aumento exponencial nos sistemas consorciados de produção, principalmente em solos portugueses onde, grande parte da produção baseia-se na exploração das pastagens naturais ameaçando assim, o equilíbrio e sustentabilidade das paisagens da região.
Palavras-chave: Consórcio, Integração lavoura-pecuária, degradação das pastagens.