Reunião Regional da SBPC no Recôncavo da Bahia
G. Ciências Humanas - 7. Educaçao - 11. Ensino-Aprendizagem
PROJETO ESCOLA ITINERANTE: UMA ALTERNATIVA PARA A MELHORIA DO ENSINO-APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO BÁSICA DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO - CAMPUS CATU
Alexandra Souza de Carvalho 01
Marcelo Souza Oliveira 01
Yago Vinicius de Santana Brito 01
Thainá Melo de Lima Fires 01
Augusto Cézar Martins Souza 01
André Felipe Alfaya 01
1. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano-Prof. Msc.-IFBAIANO
2. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano-Prof. Msc.-IFBAIANO
3. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano-IFBAIANO
4. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano-IFBAIANO
5. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano-IFBAIANO
6. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano-IFBAIANO
INTRODUÇÃO:
Muitas críticas ao ensino tradi¬cional referem-se à ação passiva do aprendiz que freqüentemente é tratado como mero ouvinte das infor¬mações que o professor expõe. Tais informações, quase sempre, não se relacionam aos conhecimentos pré¬vios que os estudantes construíram ao longo de sua vida. E quando não há relação entre o que o aluno já sabe e aquilo que ele está aprendendo, a aprendizagem não é significativa. Consequentemente, as aulas expositivas respondem a questiona¬mentos aos quais os alunos nunca tiveram acesso. No ensino de ciências, a experi¬mentação pode ser uma estratégia eficiente para a criação de problemas reais que permitam a contextualiza¬ção e o estímulo de questionamentos de investigação. Nesse contexto, o projeto de extensão Escola Itinerante é uma iniciativa do Instituto Federal Baiano - Catu que surgiu a cerca de dezessete anos, com o objetivo de divulgar o conhecimento produzido no interior do ambiente escolar para além dos limites territoriais da Instituição. Ao longo desses anos foram desenvolvidas atividades no sentido de promover a popularização da ciência em seus mais diversos campos de atuação, sempre contando com o envolvimento de discentes e docentes do Ensino Médio, Técnico e Tecnológico da Instituição.
METODOLOGIA:
O projeto se materializa por meio de apresentações de experimentos, maquetes, vídeos, teatro, painéis interpretativos em exposições implantadas em escolas públicas do ensino fundamental e médio, feiras de ciências, encontros dentro de ensino de ciências, seminários, exposições e museus. A culminância do projeto acontece quando os discentes das 03 (três) séries do Ensino Médio e dos cursos técnicos do IFBAIANO-Catu, apresentam na forma de stands temas de diversas áreas do conhecimento utilizando recursos multimídias, banners, experimentos, folders, maquetes, etc. As diferentes áreas de conhecimento estão relacionadas com as ciências básicas e técnicas dos cursos de Agropecuária, Petróleo e Agrimensura do IFBAIANO. As diferentes áreas de conhecimento que estão relacionadas são: Desmistificando a Natureza e o Ensino de Física; A Química e A Ludicidade; Desmistificando a Matemática; A Evolução da Informática e os Impactos Ambientais; Prospecção de Petróleo e suas Vantagens; etc.
RESULTADOS:
A apresentação pública de pequenas demonstrações que ilustrem variados conceitos relativos à ciência e a sua importância na vida moderna torna-se uma ótima alternativa, para que os alunos desenvolvam e fixem os mais diferentes conceitos estudados na educação básica e técnica, além de promover sua popularização. Os alunos envolvidos no projeto alcançaram um maior rendimento no curso, pode-se observar pelos professores maior interesse e aprendizagem em relação às disciplinas básicas e técnicas do curso.
CONCLUSÃO:
A difusão de novas tecnologias associadas às diversas áreas de conhecimento científico levam ao desenvolvimento de novos talentos nas áreas científicas relacionadas ajudando no processo de ensino-aprendizagem no ensino médio e técnico do IFBAIANO-Catu. Alguns resultados de pesquisa e extensão são demonstrados, através da realização de apresentações públicas abertas para a comunidade. Com isso, estimula-se a cultura e a educação científica, a curiosidade, a criatividade e a capacidade de inovação
Instituição de Fomento: INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO-IFBAIANO
Palavras-chave: ENSINO, ESCOLA ITINERANTE, EXPERIMENTAÇÃO.