Reunião Regional da SBPC no Recôncavo da Bahia
G. Ciências Humanas - 7. Educaçao - 18. Educação
Importância da escola para sociedade na concepção de moradores do município de Cruz das Almas – BA.
Renata Silveira do Carmo 1
Camila Francielle Alves Ferreira do Sacramento 1
Maria Aparecida da Silva Andrade 1
1. Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB
INTRODUÇÃO:
Desde a sua origem, até os dias de hoje, a escola como toda instituição social sempre foi objeto de muitas pesquisas. Busca-se conhecer a importância de tal instituição, pois a mesma influencia e interfere na formação dos indivíduos que por ela passam e como estes irão se comportar diante da sociedade.
No mundo contemporâneo, é indispensável e quase obrigatória alguma escolarização para inserção no mercado de trabalho. Neste mercado apenas sobrevivem aqueles que conseguem se adaptar bem às suas regras. (RIBEIRO E CRUZ, s/d).
Nesse sentido, Durkheim, pensa a educação como um meio importante de socialização que espalha valores no conjunto da sociedade, participa ativamente à formação de uma “consciência coletiva” e, assim, se torna um “princípio de integração social”. (VASCONCELLOS, 2003).
Com isso, este trabalho apresenta algumas opiniões de uma amostragem da população de Cruz das Almas, Ba sobre a importância da escola para a sociedade.
METODOLOGIA:
Tratou-se de uma pesquisa exploratória, que consistiu num trabalho de coleta de dados por meio de entrevistas, constituída de um questionamento: “Qual a Importância da Escola para a Sociedade?”. Foram realizadas 72 entrevistas, com pessoas escolhidas aleatoriamente, sendo elas de sexo, idade, escolaridade e profissões diferentes.
E no intuito organizar os dados obtidos, fez-se necessário a criação de categorias – como, por exemplo: categoria 1- Transmissão de Conhecimento (TCh); categoria 2- Contribuir para a Formação Profissional (FPf); categoria 3- Contribuir para o Autoconhecimento (ACh); categoria 4- Preparar para o convívio em sociedade (CvSc); categoria 5- Contribuir para as Mudanças Sociais (MSc) e categoria 6- Contribuir para a Construção da Cidadania (CCi), afim de analisar as respostas obtidas e fazer as devidas conclusões.
RESULTADOS:
Ao analisar os dados coletados, a partir do questionamento aplicado, observou-se que a maior parte das pessoas acha que a principal importância da escola é contribuir para a construção da cidadania; apenas 03 (três) pessoas responderam que a escola é importante para a transmissão do conhecimento.
Com relação, as categorias (formação profissional, transmissão de conhecimento, autoconhecimento, convívio em sociedade, mudanças sociais e construção da cidadania) e o grau de escolaridade, percebeu-se que a maior parte dos que responderam que a escola contribui para as mudanças sociais foram pessoas que possuem o Ensino Superior Completo, já os que responderam que ela (a escola) contribui para a formação profissional, possuem o Ensino Médio Completo. Resultado esse surpreendente, pois acreditava-se que os entrevistados com o maior nível de escolaridade responderiam justamente o contrário.
CONCLUSÃO:
Observou-se que os entrevistados com menor escolaridade, falavam facilmente qual a importância da escola, em relação aos com Ensino Superior, por exemplo: poucos responderam que a escola é formadora ou transmissora de conhecimento, em contrapartida, a maioria indicou esta como construtora da cidadania. Porém, no geral, ao avaliar todas as entrevistas, a escola apresenta importância não só para formação profissional ou construção da cidadania,mas a sua importância é citada em todas as categorias.
Palavras-chave: Escola, Sociedade, Pesquisa.