Reunião Regional da SBPC no Recôncavo da Bahia
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 4. Fitotecnia
Avaliação do Volume e Concentração de Açúcar no néctar de Cardiospermum corindum L. var. parviflorum (A. St.-Hil., A. Juss. & Cambess.) Ferrucci em Cruz das Almas, Bahia.
Gabriela Andrade de Oliveira 1
Carlos Alfredo Lopes de Carvalho 2
Lidyanne Yuriko Saleme Aona 2
Andreia Santos do Nascimento 1
Bruno Lima Barbosa 1
1. Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)
2. Prof. Dr. do Dept. de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas da UFRB
INTRODUÇÃO:
O Cardiospermum corindum L. var. parviflorum (A. St.-Hil., A. Juss. & Cambess.) Ferrucci, pertence a família sapindaceae, é uma planta escandente, conhecida como balãozinho nas regiões do Recôncavo da Bahia e do Semi-árido Baiano. É uma planta de interesse na apicultura/meliponicultura por sua oferta de recursos florais para as abelhas, principalmente o néctar. O néctar floral é uma secreção aquosa da planta que apresenta de 5 a 80% de açúcar, além de quantidades pequenas de compostos nitrogenados, minerais, ácidos orgânicos, vitaminas lipídeos, pigmentos e substâncias aromáticas. O objetivo deste trabalho foi avaliar as características do néctar de C. corindum L. var. parviflorum nos diferentes horários de coleta bem como verificar possíveis alterações nas características deste ao longo do tempo visando o manejo de abelhas.
METODOLOGIA:
Os experimentos foram conduzidos na Área Experimental do Núcleo de Estudos dos Insetos do Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, campus de Cruz das Almas, Bahia, durante julho de 2009 a julho de 2010. Foram avaliados o volume de néctar produzido pelas flores, sólidos solúveis totais (STT / Brix°), quantidade de açúcar no néctar (mg/µl), açúcares totais (mg), e calorias do néctar produzido pelas flores nos horários: 7:00; 9:00; 11:00; 13:00 e 15:00 horas. A determinação do volume de néctar foi realizada em 25 flores ensacadas em estágio de pré-antese, com o auxílio de uma seringa graduada com capacidade de 1 μL.
RESULTADOS:
A produção de néctar diária foi em média de 2,35 µl ± 1,10 µl / flor. As flores que tiveram o néctar coletado ao longo da manhã produziram em média 2,44µl ± 0,83, mostrando um menor volume o coletado ao longo da tarde 2,21µl ± 0,58. Os sólidos solúveis totais (STT / Brix°) encontrados no néctar coletado apresentaram variação significativa nos quatro horários em que foi analisado sendo, em média, 30,82% Brix°. Identificou-se estatisticamente que o Brix° das flores coletadas as 13:00 e 15:00 horas foram iguais entre si e superior aos demais horários. De acordo com os resultados obtidos, notou-se que o néctar apresentou maior Brix° às 15:00h (35,90%) e menor às 09:00h (23,94%). A quantidade de açúcares do néctar por µl foi, em média, de 0,34 mg/µl, apresentando diferença significativa nos horários em estudo, semelhante ao Brix° . O horário de coleta que apresentou maior quantidade de açucares foram os horários mais quentes do dia, as 13:00 e 15:00 horas e as 09:00 horas houve uma considerável redução desta concentração. As calorias apresentaram maior concentração as 11:00 horas (4,59 Kcal) e 13:00 horas (4,32Kcal).
CONCLUSÃO:
O volume de néctar influenciou diretamente na concentração dos açúcares totais (mg) e Calorias (Kcal). Os parâmetros avaliados são de grande importância para a espécies estudada, sendo que a concentração do néctar serve de atrativo para o inseto polinizador e a disponibilidade deste os mantém como importante polinizador na área de estudo.
Instituição de Fomento: CAPES
Palavras-chave: Balãozinho, Apicultura/Meliponicultura, plantas nectaríferas.