Reunião Regional da SBPC no Recôncavo da Bahia
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 1. Ciência do Solo
EFEITO DO RODADO DO PIVÔ CENTRAL SOBRE ATRIBUTOS FÍSICOS DE QUALIDADE DE UM LATOSSOLO ARENOSO.
Ana Carolina Oliveira Fernandes 01
Francisco Genésio da Cunha Pereira 02
Devison Souza Peixoto 03
Flavia Conceição Pinto 04
Polliana dos Santos de Farias 05
José Fernandes Melo Filho 06
1. Discente do curso de Agronomia do CCAAB / UFRB. Bolsista PIBIC/CNPq
2. Mestrando do curso de Pós Graduação em Ciencias Agrárias do CCAAB / UFRB
3. Discente do curso de Agronomia do CCAAB / UFRB. Bolsista MEC / PET
4. Discente do curso de Agronomia do CCAAB / UFRB. Bolsista PIBIC/CNPq
5. Discente do curso de Agronomia do CCAAB / UFRB. Bolsista PIBIC/UFRB
6. Prof. Dr. do CCAAB / UFRB. Bolsista MEC / PET. Orientador.
INTRODUÇÃO:
O solo agrícola é um importante componente do sistema ambiental, que funciona como meio para a sustentação e crescimento vegetal e regulador do fluxo de água e energia no ecossistema. É um sistema complexo que retém e transmite água, ar, nutrientes e calor às sementes e as plantas, cujo uso e tráfego intenso de máquinas agrícolas, sem respeitar a faixa correta de umidade, pode influenciar negativamente na estrutura, sendo também considerada a principal causa da compactação, cujas conseqüências resultam no aumento da densidade, redução da porosidade total e da macroporosidade do solo. Também pode limitar a absorção de nutrientes, a infiltração e redistribuição de água no solo, as trocas gasosas e o desenvolvimento do sistema radicular e da parte aérea das plantas, resultando em decréscimo da produção, aumento da erosão e da energia necessária para o preparo do solo.
METODOLOGIA:
O experimento foi realizado em uma área do Programa Cabra Forte conhecida como do Pulmão Verde, cultivada com capim tifton (Cynodon dactylon) para produção de feno há mais de 6 anos, irrigada com pivô central, localizada no perímetro irrigado de Ponto Novo - BA. O solo da área estudada foi classificado como Latossolo Amarelo Distrófico típico, franco arenoso. As amostras de solo foram coletadas em dois transectos de 18 m, sendo um seguindo a trajetória do rodado do pivô central e outro em linha paralela distantes 2 metros e fora do rodado, com pontos de coleta espaçados de 2 em 2 m, totalizando 20 pontos de amostragem, sendo 10 em cada transecto, nos quais foram coletadas 5 amostras indeformadas de solo com extrator de solo tipo Uhland. Os atributos físicos avaliados foram: densidade do solo; porosidade total, macro e micro-porosidade e condutividade hidráulica do solo saturado e resistência do solo à penetração (RP100kPa) para umidade correspondente à 110 kPa.
RESULTADOS:
Verificou-se efeito significativo da passagem contínua do rodado do pivô central sob todas as características avaliadas, observando-se que a densidade do solo foi 17% maior, a porosidade total teve um decréscimo de, aproximadamente, 18%, a macroporosidade de 31% e a microporosidade de 10% em relação à área fora do rodado. Os resultados também mostraram efeito sobre a resistência à penetração e condutividade hidráulica no solo saturado. Neste caso observou-se aumento de 40% na resistência à penetração e redução de 90% na condutividade hidráulica em relação a área fora do trajeto do rodado.
CONCLUSÃO:
Os resultados mostram que o transito contínuo dos pneus do pivô central em uma área determina alterações significativas nos atributos de qualidade física do solo, diminuindo sua capacidade de funcionar para o crescimento do sistema radicular da plantas e a condução de água no perfil.
Palavras-chave: Compactação do solo, Resistência a penetração , Física do solo.