Reunião Regional da SBPC no Recôncavo da Bahia
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 4. Fitotecnia
Efeito de metabólitos de culturas de actinomicetos na mortalidade de juvenis de Meloidogyne incognita
Josilda Cavalcante Amorim Damasceno 1
Ana Cristina Fermino Soares 2
Jucimara Anunciação de Jesus 3
1. Mestranda em Ciências Agrárias - CCAAB - UFRB
2. Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Agrárias - CCAAB - UFRB
3. Graduanda em Engenharia Agronômica - CCAAB - UFRB
INTRODUÇÃO:
Meloidogyne incognita é considerado um dos principais causadores de danos econômicos em diversas culturas em todo o mundo. O difícil controle de nematóides em campo, mesmo com nematicidas químicos, enfatiza a necessidade de métodos alternativos de manejo, que contribuam para a preservação do meio ambiente. Assim, o controle biológico tem-se apresentado como alternativa viável para o controle de fitonematóides, por minimizar o dano ambiental e ser mais vantajoso economicamente. Os actinomicetos compreendem um grupo de procariotos, habitantes do solo. O gênero Streptomyces é o mais estudado entre os actinomicetos, devido à elevada produção de metabólitos secundários, entre eles os antibióticos e enzimas extracelulares, que atuam na decomposição da matéria orgânica, especialmente de celulose, lignocelulose, xilana e lignina, presentes em abundância na biomassa vegetal. Estes apresentam grande potencial como agentes de controle biológico de fitopatógenos, devido à capacidade de produção de antibióticos, sideróforos, enzimas com ação antimicrobiana, e competição com fitopatógenos por substrato. Este trabalho objetivou avaliar o efeito de metabólitos secundários de isolados de actinomicetos na mortalidade de juvenis do segundo estádio (J2) de Meloidogyne incognita.
METODOLOGIA:
Para avaliar o efeito de metabólitos de actinomicetos sobre juvenis de M. incognita, instalou-se um bioensaio, em DIC com sete tratamentos (5 isolados e 2 testemunhas – água esteriliza e meio de cultura AGS líquido), com quatro repetições. Avaliou-se os isolados AC 12, AC 26, AC 50, AC 92 e AC 147, provenientes da coleção do Lab. de Fitopatologia e Microbiologia Agrícola da UFRB. Em tubos do tipo Eppendorf, esterilizados, colocou-se 50 µL de uma suspensão contendo 25 juvenis de M. incognita e 500 µL de meio de cultura liquido contendo os metabólitos produzidos pelos isolados de actinomicetos. Os tubos foram mantidos a 28ºC em câmara de crescimento B.O.D por 24 e 48 horas na suspensão. Após este período os nematóides foram retirados dessa suspensão, lavados com água estéril e colocados em água por mais 24 horas, sendo em seguida contados com auxílio de microscópio e lâmina de Peters. Os nematóides que permaneceram imóveis após permanecerem em água foram classificados como mortos.
RESULTADOS:
Todos os metabolitos produzidos pelos isolados de actinomicetos causaram redução na mobilidade e provocaram mortalidade de M. incognita, quando comparados com as testemunhas incubadas em água e em meio de cultura AGS líquido. Observou-se que com exceção do AC 26, todos os isolados causaram acima de 50% de mortalidade dos nematóides, nos três períodos de avaliação. O isolado AC 26 não promoveu a mortalidade dos nematóides. Os isolados AC 12 e AC 92 destacaram-se como sendo os mais eficientes no controle de M. incognita neste estudo, por promoveram mortalidade dos nematóides variando entre 80,4%, e 87% e entre 70% e 78,8%, respectivamente, tendo efeito nematicida. Segundo Naves et al., (2004), o período de exposição dos nematóides aos metabólitos podem influenciar a taxa de mortalidade. Provavelmente o aumento de exposição do nematóide M. incognita aos metabólitos dos actinomicetos, pode aumentar a eficiência de alguns isolados no controle deste nematóide. Outro mecanismo de biocontrole consiste no parasitismo dos actinomicetos, por meio da produção de enzimas como proteases, quitinases e lípases que atuam na destruição da cutícula dos nematóides. Estes mecanismos deverão ser estudados para estes actinomicetos.
CONCLUSÃO:
Os isolados AC 12, AC 50, AC 92 e AC 147 apresentam efeito nematicida e o potencial para controle de Meloidogyne incognita.
Instituição de Fomento: CAPES
Palavras-chave: Controle biológico, meloidoginose, Streptomyces spp.