Reunião Regional da SBPC no Recôncavo da Bahia
G. Ciências Humanas - 7. Educaçao - 5. Educação de Adultos
Projeto Pré-Universitário Oficina do Saber: mais que um curso, uma construção de cidadania
Paulo Cesar Ribeiro 1
José Nilton de Sousa 1
Carlos Antonio Almeira Raeder 1
Ione Hasegawa Kassuga 1
Maria de Fátima Laranjeira 1
Jorge Alexandre Thedim Costa 1
1. Universidade Federal Fluminense
INTRODUÇÃO:
O trabalho tem como objetivo apresentar os resultados do Projeto Pré-Universitário Oficina do Saber: mais que um curso, uma construção de cidadania, que tem como propósitos apoiar jovens carentes oriundos de escolas públicas para que ampliem seus conhecimentos, possibilitando-os, não apenas participar de concursos das Universidades Públicas numa situação menos injusta, mas também oferecer-lhes oportunidades para o seu enriquecimento pessoal, social e cultural, além de proporcionar aos alunos universitários vivências junto às camadas populares como forma de influir na formação desses futuros profissionais, disponibilizando espaços para prática de suas futuras profissões e uma vivência pedagógica fundamentada na solidariedade e nos valores éticos fundamentais.
METODOLOGIA:
• Metodologia de Seleção dos Alunos:
São selecionados anualmente 120 alunos através de análise sócio-econômica, provas e entrevistas.
O corpo docente é composto por professores e alunos da UFF e voluntários.
• Metodologia de Acompanhamento de Freqüência e Evasão:
A freqüência é monitorada por listas de freqüência diárias e um Banco de Dados para registro de assiduidade e controle do índice de evasão.
• Atividades:
* Aulas Diárias:
De 2ª a 6ª feira, de 18h30min às 22 horas e aos sábados de 8 horas às 16 horas.
* Atividades Complementares:
Realizadas de 2ª a sábado (período da tarde).
Desenvolvem-se: Oficina de Música e Coral; Oficina de Capoeira e Hip-Hop; Biblioteca de Apoio; Simulados; Trabalhos de Campo; Laboratório de Informática, Laboratório para o Ensino de Ciências; Orientação Vocacional; Atendimento Psicológico Individual; Oficina de Aprendizagem e Memória; Atividades de Arte terapia; Atividades do Serviço Social; Cinema para Pré-Vestibulandos Comunitário.
RESULTADOS:
• Aprovações em Vestibulares Públicos:
Ano Inscritos Matriculados Aprovações
2000 69 60 05
2001 432 120 19
2002 1504 118 24
2003 2262 134 45
2004 1400 150 33
2005 715 132 28
2006 373 130 29
2007 448 125 32
2008 696 130 33
2009 708 60 17
• Consolidação do Mérito do Projeto:
Aprovação (2005, 2006 e 2007) :
Programa UNESCO/MEC/SECAD/Diversidade na Universidade;
Aprovação (2008 e 2009) :
Programa MEC/SESU/PROEXT;
Aprovação (2008) :
Programa MEC/FNDE/PROEXT Cultura;
Concessão do Prêmio Projeto Inovador de Defesa dos Direitos Humanos/2006 – Prefeitura de Niterói/RJ.
• Trabalhos de Pesquisa Desenvolvidos:
TCC - Serviço Social/UFF:
“A evasão em pré-vestibular comunitário: alguns olhares sobre o Pré-Universitário Oficina do Saber”

TCC - Biologia/UFF:
“O Pré-Vestibular Social é uma atividade extensionista?”
Pós-Graduação Lato Sensu - Administração/UFF:
“Influência da condição de pobreza para estudantes pré-universitários na escolha da carreira: um estudo no Pré-Vestibular Social Oficina do Saber”
Pós-Graduação Strictu Sensu - Psicologia/UFF:
“Jovens Pobres: o encontro com diferentes formas de ver o mundo”
TCC – Geografia/UERJ:
“Pré-Universitário: jovens pobres na luta pelo acesso à Universidade pública e suas trajetórias urbanas”
CONCLUSÃO:
Em 10 anos verificamos não somente a aprovação nos vestibulares públicos, mas também o preparo básico qualitativo dos alunos, o que vem proporcionando êxito nas suas trajetórias acadêmicas.
Destacamos o crescente quantitativo anual de aprovações nas universidades públicas e a constante redução na taxa de evasão.
Ressaltamos ser possível conciliar as atividades da Academia com dinâmicas de atividades populares, demonstrando o quanto é válido investir na estruturação desse ambiente educativo.
Palavras-chave: educação, acesso ao ensino superior, cidadania.