Reunião Regional da SBPC no Recôncavo da Bahia
C. Ciências Biológicas - 8. Genética - 5. Genética Vegetal
Introdução e avaliação de novos genótipos de mamoneira quanto à produtividade e componentes de rendimento de grãos
Luciel dos Santos Fernandes 1
Simone Alves Silva 2
Maria Selma Alves Silva Diamantino 3
Agenildo de Souza Santos 4
Daniel Vieira de Moraes 5
Tiago Cerqueira do Nascimento de Souza 6
1. Estudante de Graduação do Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas.
2. Professor do Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas. Orientadora P
3. Doutoranda do Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas. Co-orientado
4. Estudante de Graduação do Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas
5. Estudante de Graduação do Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas
6. Estudante de Graduação do Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas
INTRODUÇÃO:
O desenvolvimento de pesquisas sobre o biodiesel criou um novo mercado para a mamoneira (Ricinus communis L.), principalmente para os pequenos e médios agricultores, uma vez que, um dos principais benefícios que o óleo de mamona apresenta, é que ele não entra na cadeia alimentícia, sendo um produto estritamente industrial. A mamoneira é uma oleaginosa de elevado potencial energético e de grande importância sócio-econômica para região Nordeste, onde, destaca-se como uma cultura promissora, pois proporciona a ocupação e renda ao agricultor, possibilitando a inclusão social, a utilização da agricultura familiar, assim como a possibilidade de abranger áreas menos favorecidas quanto ao solo e clima. Contudo, um dos grandes problemas dessa cultura é a sua baixa produtividade, o que ainda apresenta-se como um empecilho para que a cultura se estabeleça economicamente. Este trabalho objetivou avaliar os caracteres de produtividade e componentes de rendimento de grãos e identificar os genótipos de melhor desempenho produtivo para a região de baixa altitude em Cruz das Almas, Recôncavo Baiano.
METODOLOGIA:
O trabalho foi realizado no Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas (CCAAB) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, em Cruz das Almas, Bahia. O município apresenta clima tropical quente e úmido, altitude de 220m acima do nível do mar. O solo é classificado como Latossolo Amarelo Álico Coeso, de textura argilosa e relevo plano.
O experimento foi constituído de blocos casualizados com 15 genótipos pertencentes à EBDA instalados no campo experimental do Núcleo de Melhoramento Genético e Biotecnologia da UFRB, em que foram analisados os seguintes caracteres: número de racemos colhidos (NRC), peso de frutos por racemo (PFR), número de frutos por racemo (NFR), peso de frutos por planta (PFP), e o potencial produtivo de sementes (PP). Os dados foram submetidos à análise de variância, e as médias ordenadas segundo o teste de Scott-Knott (α = 0,05).
RESULTADOS:
A análise de variância permitiu identificar a presença de diferença significativa para os caracteres PFR e NFR, indicando que houve variação entre os genótipos, significativo a 5% de probabilidade de erro, explicitando a necessidade de avaliação das médias separadamente em cada genótipo. Essas variáveis apresentaram coeficiente de variação (CV) relativamente baixo, 18,09 e 16,31 % respectivamente. Podendo ser considerado satisfatório, indicando eficiente controle de ambiente, permitindo obter maior confiabilidade nos dados obtidos. Foram observados valores altos de herdabilidade (h²) para PFR e NFR (79.98 e 80.01), indicando que houve menor efeito de ambiente, portanto, os valores obtidos podem ser utilizados com o propósito de selecionar os genótipos que apresentaram melhor desempenho agronômico para essas variáveis, bem como na predição dos ganhos de seleção. Comparando as médias entre os genótipos avaliados observou-se que houve formação de classes para o PFR e o NFR, sendo os genótipos 9, 11, 10, 6, 5 e 15 com maior média de PFR; o genótipo 9 com maior média de NFR.
CONCLUSÃO:
Existe variabilidade entre os genótipos para os caracteres avaliados nas condições climáticas estudadas na região de Cruz das Almas.
Os genótipos que melhor se comportaram quanto os caracteres PFR e NFR foram 9, 11, 10, 6, 5 e 15, com destaque para o genótipo 9, por agregar maior número de caracteres superiores.
Instituição de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico-CNPQ
Palavras-chave: Ricinus communis L., melhoramento genético, potencial produtivo.