Reunião Regional da SBPC no Recôncavo da Bahia
C. Ciências Biológicas - 5. Ecologia - 4. Ecologia
Estrutura Etária de Bowdichia virgilioides Kunth em um Fragmento de Mata Atlântica, Reserva Jequitibá, Elísio Medrado-Bahia, Brasil
Helen Rocha da Conceição 1
Marilane Andrade Pereira 1
Cleidiane Borges Daltro 1
Eliane Santos Jesus 1
Janaira Lopes dos Santos Carneiro 1
Alessandra Nasser Caiafa 2
1. Graduanda em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
2. Professor Adjunto I - CCAAB - UFRB - Orientadora
INTRODUÇÃO:
A família Fabaceae (Leguminosae) compreende cerca de 670 gêneros e 17500 espécies, constituindo-se na terceira maior família entre as angiospermas e destacando-se pela grande diversidade taxonômica e ampla distribuição ecológica e geográfica. Bowdichia virgilioides Kunth é uma espécie da família Fabaceae, pertencente à subfamília Papilionoideae. É amplamente distribuída nas florestas brasileiras e pode ser encontrada nas regiões Norte, Nordeste e Centro-oeste. O vegetal em estudo é uma árvore melífera, por ser frequentemente polinizada por abelhas grandes, suas flores possuem cinco pétalas rugosas de coloração roxa ou lilás, sendo que duas pétalas são fundidas no estandarte. Os frutos são legumes indeiscentes, secos, achatados, com várias sementes de cor bege variando em tamanho entre 3 a 5 mm de comprimento, cuja dispersão é feita pelo vento. B. virgilioides é uma espécie rústica, sendo comum nas regiões intermediárias entre Mata Atlântica e Cerrado. Por meio da estrutura populacional pode-se verificar, se a população está em declínio, estável ou se regenerando. O presente trabalho objetivou estudar a estrutura etária da população da Bowdichia virgilioides na Reserva Jequitibá, a fim de obter dados que contribuam para o manejo e conservação da espécie
METODOLOGIA:
O presente estudo foi realizado na Reserva Jequitibá, sede do projeto Reflorar, do Grupo Ambientalista da Bahia-GAMBÁ, localizada numa porção de Mata Atlântica, município de Elísio Medrado – Bahia (12° 51’S e 39° 28’W). O Clima da região é tropical subúmido, de transição, quente, com temperatura média anual superior a 18°C. A coleta foi realizada no mês de novembro de 2009. Para tanto, foram realizadas medições da altura, com o auxílio do telêmetro ou trena; e do diâmetro à altura do solo, utilizando paquímetro e fita métrica. A população analisada foi organizada em classes de altura e de diâmetro. Foram lançadas 16 parcelas aleatórias de 2,5m x 2,5m, totalizando 100m². Para avaliar os dados das classes de diâmetro e classes de altura, foram utilizadas as escalas em centímetro (cm) e metro (m), respectivamente. As medidas de diâmetro foram encontradas a partir do perímetro observado em campo. A análise foi realizada com o auxílio do programa Microsoft Office Excel 2007.
RESULTADOS:
Os 25 indivíduos da espécie Bowdichia virgilioides observados na Reserva Jequitibá, foram distribuídos em seis classes distintas de diâmetro e altura. 40% apresentaram diâmetro entre 0 – 5,0 cm; 16% entre 5,1 – 10,0 cm; 20% entre 10,1 – 15,0 cm; 4% entre 15,1 – 20,0 cm; 8% entre 20,1 – 25,0 cm e 12% entre 25,1 – 30,0 cm (figura 1). Com relação à altura,36% apresentaram tamanho que variava de 0 – 3,0 m; 8% de 3,1 – 6,0 m; 16% de 9,1 - 12,0 m; 8% de 12,1 – 15,0 e 32% de 15,1 – 19,0 m. A classe referente à altura de 6,1 – 9,0 m não obteve indivíduos . O estudo demonstrou que a população amostrada encontra-se em crescimento, visto que 36% dos indivíduos são juvenis de até 3 m de altura. A 8ª parcela apresentou o maior número de indivíduos (04).
CONCLUSÃO:
Considerando os dados analisados observou-se, neste trabalho, uma heterogeneidade entre as parcelas, em que a oitava parcela se destacou em abundância em relação às demais. O resultado obtido não exclui a probabilidade da ocorrência de indivíduos pertencentes à classe 6,1 – 9,0m de altura na área em estudo. O estudo foi resultado de uma aula de campo, por isso, é necessário monitoramento em longo prazo da população, a fim de contribuir com dados relevantes ao manejo e conservação da espécie.
Palavras-chave: Bowdichia virgilioides, população, estrutura.