Reunião Regional da SBPC no Recôncavo da Bahia
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 4. Fitotecnia
Caracterização morfológica de acessos de abacaxizeiro
Lívia de Jesus Vieira 1
Leandro Ribeiro dos Santos 2
Milene Silva Castelen 3
Davi Theodoro Junghans 3
1. Estudante de Doutorado da Universidade Estadual de Feira de Santana-UEFS
2. Estudante de Graduação da Universidade Estadual do Recôncavo da Bahia
3. Pesquisador da Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical
INTRODUÇÃO:
O abacaxi pertence ao gênero Ananas Família Bromeliaceae. Esse gênero é vastamente distribuído nas regiões tropicais principalmente devido a abrangência da espécie Ananas comosus var. comosus , que engloba todas as cultivares comestíveis de abacaxi.
A caracterização e avaliação de germoplasma de abacaxi podem indicar genótipos com potencial para o uso direto pelos produtores, desde que esses genótipos sejam adaptados às condições climáticas locais e atendam às exigências do mercado. Neste sentido, o objetivo deste trabalho foi caracterizar morfologicamente 15 acessos do BAG-Abacaxi da Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical.
METODOLOGIA:
Foram avaliados 15 acessos de Ananas comosus var. comosus selecionados por apresentarem características de interesse resultantes de programas de melhoramento genético da cultura. Para caracterização foram utilizados os seis seguintes descritores: vigor vegetativo, altura da planta, comprimento da folha D, largura da folha D, tamanho dos espinhos e distância entre os espinhos. Estes foram estabelecidos para a cultura no Catálogo de Caracterização e Avaliação de Germoplasma de Abacaxi (Queiroz et al., 2002). Os dados foram analisados estatisticamente mediante a técnica de Análise de Agrupamento UPGMA, MANAVA e PCA - Componentes Principais, com auxílio do programa STATISTICA.
RESULTADOS:
A análise estatística descritiva das variáveis estudadas mostrou que a largura da folha D (folha mais ativa fisiologicamente) foi a variável que apresentou maior coeficiente de variação. A avaliação deste descritor é importante devido a sua utilização nas práticas culturais de abacaxi, por está diretamente correlacionado ao período de indução floral. A distância média entre os espinhos foi igual a 0,43 cm. A altura da planta variou de 42 cm a 177,9 cm. O vigor da planta variou de 2,4 a 4,5 representando a variável de menor coeficiente de variação. O comprimento médio da folha D foi de 61,33. No dendograma de similaridade entre os 15 acessos de abacaxizeiro observou-se a formação de um grande grupo e dentro deste a formação de vários subgrupos, sendo que os acessos Pérola e SNG-2 foram os mais contrastantes.
Os acessos mais próximos geneticamente foram Jupi e Champaka, com distância genética igual a 0,4. Apenas o acesso Puerto Rico não foi incluído no primeiro grupo, provavelmente devido a maior distancia de origem genética.
CONCLUSÃO:
Foi possível encontrar ampla variabilidade genética entre os acessos de Ananas comosus var. comosus com a utilização dos descritores morfológicos selecionados, o que indica que os mesmos podem ser utilizados em programas de melhoramento genético do abacaxi.
Instituição de Fomento: CAPES
Palavras-chave: Ananas comosus var. comosus, descritores morfológicos, Bromeliaceae.