Reunião Regional da SBPC no Recôncavo da Bahia
F. Ciências Sociais Aplicadas - 13. Serviço Social - 7. Serviço Social
O impacto do Benefício de Prestação Continuada (BPC) na vida dos idosos residentes nas cidades de Cachoeira e São Félix – BA.
Fernanda Ferreira de Jesus 1
Marina da Cruz Silva 2
1. Bolsista PIBIC e Acadêmica do curso de Serviço Social da UFRB
2. Assistente Social, docente do Curso de Serviço Social da UFRB e orientadora.
INTRODUÇÃO:
Este artigo aborda a temática: políticas sociais e envelhecimento, dando enfoque ao Benefício de Prestação Continuada (BPC). O objetivo do trabalho consistiu em analisar o impacto do BPC na vida dos idosos residentes nas cidades de Cachoeira e São Félix– BA. Visando uma melhor compreensão acerca desse “benefício”, o presente texto aborda o processo de envelhecimento da população brasileira e a importância do BPC na garantia de uma velhice digna para tal segmento da população. Em seguida é apresentada a análise dos dados obtidos através de uma pesquisa quantitativa, mediante a aplicação de questionários nos municípios supracitados a fim de destacar o perfil socioeconômico e cultural dos idosos.
METODOLOGIA:
A metodologia utilizada na pesquisa partiu do uso de leituras, fichamentos e resenhas sobre a temática abordada, a fim de propiciar aprofundamento teórico, com base na literatura existente que versa sobre a temática transferência de renda. Da mesma forma, utilizou-se do banco de dados existentes na Secretaria de Ação Social de Cachoeira e do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de São Félix, com o intuito de identificar os idosos beneficiários do BPC. Ademais, fez-se uma pesquisa de campo, utilizando-se de questionário previamente elaborado, este que foi aplicado junto aos idosos sorteados e que compuseram a amostra que correspondeu a 20% do total de beneficiários, ou seja, em Cachoeira foram 28 idosos entrevistados e em São Félix foram 10 idosos. O pré-teste foi aplicado com 10% dos 20% do total da amostra. Após as informações colhidas, construiu-se um banco de dados, que viabilizou a produção desse artigo.
RESULTADOS:
Os dados coletados nas cidades de Cachoeira e São Félix - BA revelam a baixa condição de vida dos idosos entrevistados. Idosos esses que precisam dessa renda para assegurar sua sobrevivência e a de seus familiares. Os dados apontam também que o valor do benefício repassado não é suficiente para assegurar aos idosos uma vida digna, sendo o mesmo apenas suficiente para suprir algumas despesas básicas, ficando os mesmos à mercê de familiares ou mesmo da própria sorte. Isso revela que os rígidos critérios para a concessão do BPC precisam ser revistos e que é necessário investir em políticas públicas para melhorar a condição de vida dos idosos nas áreas de saúde, lazer, habitação e renda.
Apesar de suas fragilidades, a pesquisa, realizada nos municípios supracitados, demonstram a importância do beneficio para o sustento “apertado” do idoso e de seus entes, pois assim como a aposentadoria, o BPC aparece, para a maioria dos entrevistados, como a única fonte segura de renda. O baixo valor repassado compromete, no entanto, uma qualidade de vida digna condizente com a velhice, que requer maiores cuidados na área da saúde, tendo em vista o aumento com cuidados médicos, dentre eles, o consumo contínuo de medicamentos, que nem sempre, são fornecidos pelo sistema de saúde.
CONCLUSÃO:
O objetivo da pesquisa consistiu em analisar o impacto causado pelo Benefício de Prestação Continuada (BPC) na vida dos idosos residentes nas cidades de Cachoeira e São Félix, para tal fim traçou-se o perfil socioeconômico dos idosos beneficiários do programa, sendo possível concluir que: os entrevistados encontram-se abaixo/ou e ou na linha de pobreza, residem em moradias bastante precárias, geralmente dividindo-a com sua prole e ou/netos. Apresentam ainda condições debilitadas de saúde.
Instituição de Fomento: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia
Palavras-chave: Programas de Transferência de Renda, Idoso, Benefício de Prestação Continuada. .