Reunião Regional da SBPC no Recôncavo da Bahia
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 4. Fitotecnia
BIOLOGIA FLORAL DE Cardiospermum corindum L. var. Parviflorum (A. St.-Hil., A. Juss. & Cambess.) FERRUCCI (SAPINDACEAE) NO MUNICIPIO DE CRUZ DAS ALMAS, BAHIA
Gabriela Andrade de Oliveira 1
Carlos Alfredo Lopes de Carvalho 2
Lidyanne Yuriko Saleme Aona 2
Cerilene Santiago Machado 1
1. Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)
2. Prof. Dr. do Dept. de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas da UFRB
INTRODUÇÃO:
Cardiospermum corindum L. var. parviflorum , o balãozinho, é um subarbusto escandente, cosmopolita encontrada geralmente na caatinga e campo rupestre, sendo freqüente na Bahia. Levando-se em conta a importância desta espécie para as abelhas por sua oferta de recursos florais, este trabalho teve como objetivo, obter informações sobre as características e biologia floral de C. corindum L. var. parviflorum , fornecendo subsídios para o manejo de pasto apícola/meliponícola.
METODOLOGIA:
Os experimentos foram conduzidos na Área Experimental do Núcleo de Estudos dos Insetos do Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, campus de Cruz das Almas, Bahia, durante julho de 2009 a julho de 2010. Foram realizadas análises da morfologia floral e medições do volume e concentração do néctar desde a antese até o pré-senescimento das flores e visitantes florais.
RESULTADOS:
As flores são esbranquiçadas, bissexuais, pequenas, apresentando um leve odor adocicado, pétalas com lobos nectaríferos, florescem durante todo o ano e são polinífera/nectaríferas. A antese é diurna com abertura a partir das 05:30 h quando o pólen já estava disponível. As flores que tiveram o néctar coletado ao longo da manhã produziram em média 2,44µl ± 0,83, mostrando um menor volume o coletado ao longo da tarde 2,21µl ± 0,58 e de acordo com os resultados obtidos, notou-se que o néctar apresentou maior Brix° às 15:00h (35,90%) e menor às 09:00h (23,94%). A viabilidade polínica obteve média acima de 78% ao longo do dia. Os grãos de pólen foram classificados de acordo com o tamanho como muito grande, amb triangular, 3-colporados, sincolpados. Os testes de autopolinização espontânea e polinização natural mostraram que a espécie é autoincompatível, portanto a presença de polinizadores é fundamental para o sucesso de sua reprodução. Todos os visitantes florais observados pertencem à classe Insecta, destacando-se a família Apidae (87,71%). Entre as espécies coletadas, Melipona scutellaris (33,38%) e Apis mellífera (31,71) foram as mais abundantes, sendo considerados os polinizadores efetivos desta espécie.
CONCLUSÃO:
A espécie estudada apresenta grande importância para o manejo de polinizadores, com características essenciais como freqüência e abundância de florescimento oferecendo pólen e néctar para as abelhas durante todo o ano na região de Cruz das Almas, Bahia.
Instituição de Fomento: CAPES
Palavras-chave: Abelha, Manejo, Polinização.