Reunião Regional da SBPC no Recôncavo da Bahia
C. Ciências Biológicas - 13. Parasitologia - 2. Helmintologia de Parasitos
ANÁLISE COMPARATIVA DA FREQUÊNCIA DE SCHISTOSOMA MANSONI (PLATYHELMINTHES: TREMATODA) EM DOIS PERÍODOS NO MUNICÍPIO DE FEIRA DE SANTANA – BAHIA.
Selma Santa Bárbara da Silva Gomes 1
Patrícia Carneiro da Silva 2
João Francisco dos Santos 3
Luciara Alves da Cruz 4
Bruno Sodré de Araújo 5
Maria Auxiliadora de Jesus Motta 6
1. UEFS- Bióloga,Especialista-Deptº de Biologia.
2. UEFS- Bióloga,Especialista-Deptº de Biologia.
3. UEFS-Prof.Especialista-Depº de Biologia.
4. UEFS- Bióloga,Especialista-Deptº de Biologia.
5. UEFS-Funcionário Tecnico-Deptº de Biologia
6. UEFS- Apoio Técnico-Deptº de Biologia
INTRODUÇÃO:
A transmissão do Schistosoma mansoni acontece quando os ovos são eliminados com as fezes pelo homem infectado, sendo que a intensidade de transmissão local varia com as condições sanitárias e os hábitos de poluição fecal do ambiente por membros da comunidade, especialmente às coleções de água doce. O objetivo desse trabalho foi avaliar a freqüência do S. mansoni em moradores de bairros periféricos do Município de Feira de Santana atendidos espontaneamente no Laboratório de Parasitologia da Universidade Estadual de Feira de Santana em dois períodos.
METODOLOGIA:
Durante o período de 1993 a 1997, um estudo epidemiológico realizado pelo laboratório de Parasitologia foi feito, envolvendo bairros periféricos de Feira de Santana - Bahia. Após doze anos (2009), um novo inquérito foi feito com a perspectiva de verificar a nova situação desse parasito nos bairros estudados.
RESULTADOS:
Na avaliação por espécie parasitaria em relação ao total de helmintos no período de 1993-1997, o Schistosoma mansoni teve uma alta positividade (11,7%) e a avaliação por espécie parasitária em relação ao total de parasitos encontrados apresentou um percentual de 6,1%. Em 2009, foi detectado um percentual de 11,5% do S. mansoni em relação ao total de helmintos positivos e 5,6% por espécie parasitária em relação ao total de parasitos encontrados.
CONCLUSÃO:
Considerando-se os resultados obtidos, o estudo mostra que existe ainda uma alta positividade do S. mansoni na região peridomiciliar de Feira de Santana, necessitando intervenções educativas e sanitárias para minimizar os impactos causados por este parasito.
Palavras-chave: Schistosoma, espécie parasitária , transmissão.