Reunião Regional da SBPC no Recôncavo da Bahia
D. Ciências da Saúde - 1. Enfermagem - 2. Enfermagem de Saúde Pública
A CONSULTA GINECOLÓGICA DE ENFERMAGEM NA PERSPECTIVA DOS DISCENTES DO CURSO ENFERMAGEM EM UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA-RELATO DE EXPERIÊNCIA.
Camila Araújo Santana 1
Laíse Fernandes de Araújo 2
Samuel dos Santos Silva 3
Vanda Moreira 4
Pricila Oliveira de Araújo 5
1. Enfermeiranda da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
2. Enfermeiranda da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
3. Enfermeirando da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
4. Enfermeiranda da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
5. Enfermeira e Profª. do curso de Enfermagem da UEFS
INTRODUÇÃO:
Quando as consultas de enfermagem começaram a ser implantadas tinham enfoque para as mulheres não grávidas, posteriormente, fez-se necessário voltar o enfoque dessa assistência para todo o ciclo de vida reprodutivo da mulher, com atenção especial para o atendimento ginecológico, por ser um procedimento no qual são levantados problemas que levam as mulheres a procurar o serviço de saúde. Assim, a consulta ginecológica de enfermagem na atenção básica de saúde compreende o atendimento às necessidades de saúde da mulher, envolvendo ações de prevenção de riscos e agravos à saúde como doenças sexualmente transmissíveis, câncer de colo de útero e de mama, dentre outros, além de ações de promoção de hábitos de vida saudáveis, fornecendo informações para que elas compreendam seu processo saúde-doença e possam participar do tratamento de forma ativa, assegurando seus direitos de cidadania. A realização da consulta de enfermagem pressupõe ainda a aplicação do processo de enfermagem, permitindo que a enfermeira determine os diagnósticos de enfermagem e as intervenções correspondentes. O objetivo deste trabalho é relatar nossa experiência enquanto discentes do curso de enfermagem na consulta ginecológica de enfermagem, em uma Unidade de Saúde da Família (USF).
METODOLOGIA:
Trata-se de um relato de experiência sobre a prática dos discentes de enfermagem da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, durante componente curricular Enfermagem na atenção à Saúde da Mulher, vivenciada no segundo dia de prática de Atenção ginecológica em uma Unidade de Saúde da Família (USF) de Santo Antonio de Jesus/BA.
RESULTADOS:
A atuação do enfermeiro (a) na consulta ginecológica e o cumprimento das etapas básicas para o bom desenvolvimento desta (anamnese, exame físico com enfoque para exame das mamas e do colo do útero), norteiam as devidas ações e orientações a serem prestadas pela enfermeira, bem como permite avaliar e acompanhar o processo de saúde-doença das usuárias. Através da realização da consulta ginecológica de enfermagem foi possível colocar em prática os conhecimentos teóricos adquiridos a partir de exposições e discussões em sala de aula e através da orientação da docente responsável pela disciplina, executamos os procedimentos de maneira mais eficaz. O maior entrave encontrado na realização da consulta foi a resistência por parte de algumas mulheres que não permitiam ser atendidas pelos discentes, principalmente por ser o primeiro contato entre estes e as usuárias e pela presença de um estudante do sexo masculino. Ainda assim, esta vivência possibilitou a aproximação com a futura profissão e com o cotidiano da USF e a reflexão de que a consulta ginecológica de enfermagem favorece o acolhimento e o vínculo entre profissional e usuária, além de um atendimento integral e resolutivo.
CONCLUSÃO:
A vivência da consulta ginecológica de enfermagem possibilitou ampliar os conhecimentos científicos acerca da temática abordada; refletir sobre a importância da enfermeira na assistência à saúde da mulher, já que a mesma atua não somente realizando a coleta do exame preventivo, mas utilizando esse momento para conhecer o perfil das usuárias, a fim de direcionar / individualizar o atendimento; promover a integralidade, o vínculo, o acolhimento, bem como realizar ações de educação em saúde.
Palavras-chave: consulta ginecológica, enfermagem, saúde da mulher.