Reunião Regional da SBPC no Recôncavo da Bahia
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 4. Fitotecnia
LEVANTAMENTO DA FLORA DE INTERESSE APÍCOLA PARA O RECÔNCAVO DA BAHIA
Andreia Santos do Nascimento 1
Carlos Alfredo Lopes de Carvalho 2
Márcio Lacerda Lopes Martins 2
Patrícia de Araújo Melo 1
Roberto Barbosa Sampaio 1
Jossimara Neiva de Jesus 1
1. Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB
2. Docente da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB
INTRODUÇÃO:
A flora melífera é definida como conjunto de plantas em cujas flores as abelhas obtêm o néctar e o pólen. O conhecimento das plantas apícolas de cada região, a determinação da época de floração e o seu valor relativo como fonte de néctar e pólen, são informações indispensáveis para aumentar a produção de mel, como também, para a definição de estratégias para o estabelecimento de uma apicultura sustentável. Através do conhecimento das plantas utilizadas no pasto pelas abelhas, o apicultor poderá manejar seu apiário a fim de obter um melhor aproveitamento das floradas e com isso otimizar a sua produção melífera. Deste modo o objetivo desse estudo foi contribuir para consolidação da atividade apícola no Recôncavo da Bahia, proporcionando aumento da produtividade das colônias, por meio do conhecimento da flora apícola da região.
METODOLOGIA:
Realizou-se coleta das plantas em floração nas proximidades dos apiários nos municípios de Cachoeira, Castro Alves, Cruz das Almas, Governador Mangabeira, Itatim e São Felix, Bahia, no período de março a dezembro de 2009. Para cada espécime coletado foram confeccionadas exsicatas com partes reprodutivas da planta e coleta do material polinífero (botões florais) para montagem em lâminas para microscopia através do método padrão de acetólise. A identificação do material vegetal foi realizada por especialistas do Herbário da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). As lâminas de pólen das plantas coletadas foram depositadas na Palinoteca do Núcleo de Estudo dos Insetos da UFRB.
RESULTADOS:
Foram registradas 251 espécies, pertencentes a 53 famílias e 176 gêneros. A família Asteraceae apresentou maior riqueza de espécies com 13,94%, seguida da Fabaceae (10,76%), Malvaceae (6,77%), Caesalpiniaceae (5,18%) e Mimosaceae com 4,78% do total de espécies. A maior percentagem de plantas coletadas tinha hábito de crescimento herbáceo com 46%, seguido pelas de hábito arbóreo (25%) e arbustivo (18%). As lianas, trepadeiras e palmeiras tiveram menor representatividade. Verificou-se que 66% das espécies apresentaram flores actinomorfas e 31% zigomorfas. Os gêneros que apresentaram maior diversidade de espécies foram Sida com 9 espécies, Croton com 6, Senna e Solanum ambos com 5 e os gêneros Chamaecrista, Eucalyptus, Eupatorium, Ocimum, Passiflora e Vernonia representados com 4 espécies cada.
CONCLUSÃO:
A flora de interesse apícola na região do Recôncavo da Bahia apresenta uma grande diversidade de espécies com hábitos de crescimento variado.
Instituição de Fomento: CAPES, CNPq
Palavras-chave: Apicultura, néctar, pólen.