Reunião Regional da SBPC no Recôncavo da Bahia
D. Ciências da Saúde - 1. Enfermagem - 2. Enfermagem de Saúde Pública
MONITORIA EM ENFERMAGEM EM SAÚDE COLETIVA I: RELATO DE VIVÊNCIA
Ana Raquel Campos de Almeida 1
Mariluce Karla Bomfim de Souza 2
Josele de Farias Santa Bárbara 3
Maria da Conceição Rivemales 4
Rosa Cândida Cordeiro 5
Margarete Costa 6
1. Universidade Federal do Reconcavo da Bahia
2. Universidade Federal do Reconcavo da Bahia. Profa. Mestre em Saúde Coletiva, CCS
3. Universidade Federal do Reconcavo da Bahia
4. Universidade Federal do Reconcavo da Bahia
5. Universidade Federal do Reconcavo da Bahia
6. Universidade Federal do Reconcavo da Bahia
INTRODUÇÃO:
A monitoria é entendida como instrumento para a melhoria do ensino na graduação, através do estabelecimento de novas práticas e experiências pedagógicas que visam fortalecer a articulação entre teoria e prática e a integração curricular em seus diferentes aspectos, e tem a finalidade de promover maior interação entre discentes e docentes. Este estudo teve como objetivo apresentar a experiência das atividades desenvolvidas durante o projeto de monitoria voluntária no componente curricular Enfermagem em Saúde Coletiva I, no período de 2010.1. Este componente integra a estrutura curricular do curso de Graduação em Enfermagem, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).
METODOLOGIA:
O despertar do interesse pela monitoria, surgiu antes mesmo da abertura da seleção, que foi realizada no inicio do período de 2010.1, através da realização de entrevista e prova escrita. Ao assumir a monitoria, os encontros foram periódicos com intervalos semanais, agendados diretamente com os grupos de alunos. Foram realizados encontros para orientação de elaboração de atividades como: Roteiros para Visita a Unidade Básica de Saúde; Roteiros para Visita Domiciliar; Questionário de Estimativa Rápida; estudo e análise dos dados através do Sistema de Informação da Atenção Básica (SIAB) da população adscrita de cada unidade de saúde da família que se constituiu enquanto campo de prática para a disciplina. Também foram realizados orientações e acompanhamento da construção do Estudo de Caso e Relatório da Prática de Campo da disciplina elaborado pelos discentes.
RESULTADOS:
Nos encontros estabelecidos, pôde-se perceber o grande interesse dos grupos de prática na participação da elaboração das atividades propostas pela disciplina, especialmente durante as reflexões sobre a comunidade em função do funcionamento do serviço de saúde. O projeto de monitoria trouxe significadamente um maior aprendizado a cerca deste campo tão amplo como a Saúde Coletiva, permitindo também a realização de uma avaliação do conhecimento adquirido enquanto discente e monitora da disciplina, sendo possível perceber que o processo de construção do conhecimento é contínuo. Alguns depoimentos informais dos discentes revelaram a importância da atividade de monitoria para a consolidação dos conhecimentos necessários para um bom desempenho e, conseqüentemente, para sua formação profissional.
CONCLUSÃO:
O projeto de monitoria revela-se enriquecedor, contribuindo para uma intensa construção do conhecimento, despertando o interesse pela pesquisa e docência. A monitoria ampliou a visão sobre a área da Saúde Coletiva permitindo assim, conhecer os modos e diferentes espaços de atuação do profissional de enfermagem.
Palavras-chave: Monitoria, Enfermagem, Saúde Coletiva.