Reunião Regional da SBPC no Recôncavo da Bahia
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 3. Fitossanidade
Avaliação in vitro de rizobactérias no biocontrole do nematóide cavernícola da bananeira Radopholus similis
Celma Cardoso Peixoto 1
Aldo Vilar Trindade 2
Harllen Sandro Alves da Silva 3
Kaliane Sírio Araújo 4
1. Estudante do curso de Pós-Graduação em Microbiologia Agrícola da UFRB
2. Pesquisador da Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical - Orientador
3. Pesquisador da Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical
4. Estudante do curso de graduação em Ciências Biológicas da UFRB
INTRODUÇÃO:
A bananeira é afetada pela ocorrência do nematóide Radopholus similis sendo este considerado o de maior importância para a cultura.
As estratégias empregadas no controle de R. similis incluem o controle químico, uso de variedades resistentes e a rotação de culturas. Os nematicidas possuem custos elevados, riscos de contaminação do ambiente e dos frutos. O uso de variedades resistentes apresenta obstáculos como a obtenção da resistência junto com características agronômicas desejáveis. Já a rotação de culturas é questionável por razões econômicas.
Rizobactérias apresentam importância relevante por promoverem o controle biológico de doenças de plantas. O uso destes microrganismos constitui-se uma alternativa viável sendo estes intensamente investigados com vistas a redução do uso de agrotóxicos. A utilização de bactérias no controle biológico de fitonematóides, diretamente por produção de compostos tóxicos, alteração dos exsudados radiculares ou por indução de resistência na planta hospedeira, é um campo relativamente novo de pesquisa (Freitas, 2005).
Este trabalho teve como objetivos isolar rizobactérias de diferentes espécies de plantas e avaliá-las quanto ao potencial de biocontrole do R. similis por meio de testes in vitro.
METODOLOGIA:
O estudo foi conduzido no Laboratório de Microbiologia do Solo da Embrapa. Para o isolamento dos microrganismos foram utilizadas amostras de raízes de duas variedades de bananeira (Prata Comum e Prata Anã) e duas espécies de plantas antagonistas a nematóides (Crotalária e Cravo de Defunto). Adotou-se a técnica da diluição seriada e os meios de cultura Tryptic Soy Agar e King B-agar. Os isolados obtidos foram preservados em meio NBY contendo 15 % de glicerina sendo posteriormente armazenados em ultrafreezer a –80 ºC. Após a obtenção das rizobactérias procedeu-se a extração dos metabólitos bacterianos em meio líquido Tryptic Soy Broth, e as avaliações in vitro. Para os testes de biocontrole foram utilizados 150 µL do metabólito e 50 µL de uma suspensão aquosa contendo 10 nematóides; ambos foram colocados em eppendorfs, seguido de incubação em BOD a 25 ºC. As avaliações consistiram na quantificação do número de nematóides mortos após 24 e 36 horas com o auxílio do microscópio.
RESULTADOS:
Foram obtidos 253 isolados, sendo 134 em meio King B-agar e 119 em Tryptic Soy Agar. Dentre os 152 isolados avaliados 23 apresentaram efeito tóxico a R. similis diferindo estatisticamente do tratamento controle. Filho & Minhoni, 2007 afirmam que grande parte das rizobactérias com potencial para o biocontrole de fitopatógenos tem a capacidade de produzir toxinas e outros produtos metabólicos com atividade nematicida. Resultados semelhantes foram observados neste trabalho, no qual as rizobactérias produziram alguma substância tóxica que causou a mortalidade de R. similis em condições in vitro. A maioria das rizobactérias que se destacaram nas avaliações foram oriundas da variedade Prata Anã. Existe a possibilidade da microbiota rizosférica estar relacionada a característica de resistência apresentada pela variedade Prata Anã, o que explica os resultados encontrados.
CONCLUSÃO:
Rizobactérias oriundas de diferentes espécies de plantas apresentam potencial de antagonismo in vitro a R. similis.
Instituição de Fomento: Fapesb
Palavras-chave: bactérias rizosféricas, banana, controle biológico.