Reunião Regional da SBPC no Recôncavo da Bahia
G. Ciências Humanas - 7. Educaçao - 14. Ensino Superior
ZOOCAPACITAÇÃO: Curso de capatazia rural para estudantes de Agronomia, Zootecnia e Medicina Veterinária
Lenon Machado dos Santos 1
Tamine Stanislava Cortina 1
Alessandro Lima Machado 1
Luis Henrique Almeida de Matos 1
Soraya Maria Palma Luz Jaeger 2
1. Discente de Graduação em Zootecnia - Bolsista PET Zootecnia da UFRB
2. Professor Adjunto IV, Tutora do PET Zootecnia da UFRB
INTRODUÇÃO:
O Brasil detém a posição de maior rebanho comercial de bovinos do mundo, atingindo um efetivo de 204,512 milhões de cabeças (IBGE, 2004), e a pecuária, principal atividade econômica do país, tem importância social e cultural capaz de determinar a escolha da carreira profissional de grande parte dos jovens brasileiros. Os cursos de Agronomia, Zootecnia e Medicina Veterinária vêm sendo bastante beneficiados pelas reformas universitárias do governo atual, o que tem provocado um aumento na demanda pela procura dos mesmos tanto ao nível de graduação, como de pós-graduação. Ainda que seja paradoxal, de maneira geral, os profissionais, graduados em instituições públicas ou privadas e teoricamente aptos a atuar na área de produção animal, queixam-se da falta de conteúdos curriculares que abordem o treinamentos práticos na lida com animais, principalmente àqueles relacionados às atividades corriqueiras da produção (capatazia rural). Ciente dessa deficiência e buscando contribuir para o aprimoramento do ensino na academia, o PET Zootecnia da UFRB ofereceu então aos estudantes de Agronomia, Medicina Veterinária e Zootecnia, um curso de capacitação, que visou treinar os seus participantes na execução das práticas diárias de manejo de pequenos e grandes ruminantes.
METODOLOGIA:
A atividade de extensão foi realizada no dia 12 de junho de 2010, na fazenda Nossa Senhora das Candeias, Município de Cruz das Almas, Bahia, sob a orientação do professor Adson Pereira de Almeida, Médico Veterinário, docente aposentado da UFRB. O curso de capatazia teve a duração de 8 horas e consistiu da realização das seguintes práticas zootécnicas de manejo de pequenos e grandes ruminantes: contenção, vacinação, descorna, castração, aplicação de medicamentos e vacinas, casqueamento e ordenha. Trinta estudantes dos cursos de Agronomia, medicina Veterinária e Zootecnia (incluisive petianos), participam da atividade, e cada uma teve a oportunidade de praticar conhecimento adquirido.
RESULTADOS:
O curso, de conteúdo estritamente prático, teve a participação efetiva de todos os ouvintes que revelaram grande interesse e aptidão às práticas de manejo zootécnicas. O instrutor/orientador, não só treinou os participantes à execução de cada atividade, como também esclareceu dúvidas e questionamentos variados, sobre manejo e produção animal. De acordo com SESu/MEC (2006) e MEC (2007) as atividades desenvolvidas pelo PET devem buscar a inserção do grupo dentro do curso de graduação, através da disseminação do conhecimento teórico abordado nas palestras, seminários, cursos, etc., bem como da consciência crítica fomentada nas discussões com ampla participação acadêmica, modificando e ampliando a perspectiva educacional de toda a comunidade. Este objetivo parece ter sido atingido com o desenvolvimento da atividade do “curso de capatazia rural” e certamente, terá interação dinâmica com o projeto pedagógico do curso, resultando em processo de mútuo aperfeiçoamento. Foram unânimes o interesse e a satisfação dos alunos em participar do curso, que teve emissão de certificados, e desta forma poderá ser utilizada como atividade extra-curricular, a ser pontuada na integralização dos currículos de cada participante.
CONCLUSÃO:
A realização da capacitação em “Capatazia Rural”, aprimorou-se o processo de formação profissional dos bolsistas do PET Zootecnia e demais alunos dos cursos de graduação ligados à área de produção animal, fortalecendo compromisso do PET Zootecnia com a melhoria da qualidade do ensino de graduação da UFRB. Diante da grande aceitação do público alvo à realização do curso, o PET Zootecnia da UFRB pretende continuar desenvolvendo este tipo de atividade, se possível, com periodicidade semestral
Instituição de Fomento: SESu/MEC
Palavras-chave: educação, extensão, práticas zootécnicas.