Reunião Regional da SBPC no Recôncavo da Bahia
G. Ciências Humanas - 7. Educaçao - 7. Educação Infantil
ZOOPET na expansão do conhecimento: Realização da dinâmica “Teia da Vida” na Escola Municipal Joaquim de Medeiros.
Tamine Stanislava Cortina 1
Lenon Machado dos Santos 1
Luis Henrique Almeida de Matos 1
Alessandro Lima Machado 1
Soraya Maria Palma Luz Jaeger 2
1. Discente de graduação - Bolsista do PET/Zootecnia da UFRB
2. Professor Adjunto IV e Tutora do PET Zootecnia da UFRB
INTRODUÇÃO:
A idéia de ambiente, embora muitas vezes seja relacionada diretamente à natureza no seu sentido mais puro, vai muito mais além, envolvendo o conjunto de condições, leis, influências e infra-estrutura de ordem física, química e biológica, que permitem, abrigam e regem a vida em todas as suas formas, incluindo os sistemas de produção.
Os ambientes não são estáticos, têm sua dinâmica e, em muitos casos, são influenciados pela ação humana. A percepção deste meio, como fonte de recursos que pode ser utilizada de maneira sustentável, garantindo, dentre outras coisas, a sobrevivência do próprio homem, passou então a ser um determinante na formação da consciência cidadã das gerações futuras.
Com o objetivo de viabilizar o efeito multiplicador do PET Zootecnia, bem como da formação da consciência crítica, fomentada nas discussões geradas nas atividades multidisciplinares realizadas com a participação de estudantes do ensino fundamental, seguindo recomendações do Ministério da Educação – MEC, (2007), os petianos desenvolveram uma prática intitulada “A teia da Vida”, numa escola municipal situada dentro do Campus de Cruz das Almas da UFRB.
METODOLOGIA:
A atividade foi realizada no dia 21 de maio de 2010, nas dependências da Escola Municipal Joaquim de Medeiros, localizada no Campus de Cruz das Almas (UFRB), sob a orientação do grupo PET Zootecnia da UFRB. Inicialmente foi apresentado aos 30 alunos da quarta série do ensino fundamental, um filme de 15 minutos que abordava informações a respeito de mudanças climáticas. Em seguida, foi realizada uma dinâmica intitulada “A teia da vida”, onde um rolo de barbante foi entrelaçado entre todos os participantes dispostos em círculo, formando uma grande teia, cada um representava um componente do meio ambiente. Ao final da formação da teia, os bolsistas promoveram a discussão sobre como os componentes relacionam-se e como cada participante contribuiu para formar a teia e o que aconteceria se um deles soltasse o barbante. Ao final da atividade, foi coletado o lixo presente no pátio da escola e com este confeccionaram um mural que durante a semana ficou exposto para visitação da comunidade.
RESULTADOS:
No decorrer da atividade, foram feitas considerações a respeito dos componentes do meio ambiente (identificação de seres vivos e não vivos), os alunos puderam entender que são parte integrante do meio ambiente (não como meros observadores), além de discutirem as inter-relações entre os componentes do meio e as responsabilidades individuais de cada um como preservadores do meio, entendendo o conceito de sustentabilidade no seu sentido mais amplo. No exercício da dinâmica, os bolsistas trabalharam o aprofundamento teórico dos conteúdos específicos ministrados na academia, além de vivenciarem uma experiência pedagógica que, segundo Martins (2006) certamente pode contribuir na formação profissional de docente dos bolsistas. O compromisso com a formação ética e cidadã recomendado por SESu/MEC – MOB PET (2006), também foi contemplado, visto que a dinâmica mostrou comprometimento com o incentivo à melhoria da qualidade de ensino fundamental.
CONCLUSÃO:
O PET Zootecnia da UFRB pretende continuar desenvolvendo este tipo de atividade em outras escolas da rede pública do município de Cruz das almas, viabilizando assim o efeito multiplicador da filosofia da educação tutorial além dos muros da academia.
Instituição de Fomento: SESu/MEC
Palavras-chave: educação, meio ambiente, extensão universitária.