Reunião Regional da SBPC no Recôncavo da Bahia
D. Ciências da Saúde - 6. Nutrição - 5. Nutrição
QUALIDADE MICROBIOLÓGICA DA ÁGUA TRATADA PROVENIENTE DE INSTITUIÇÃO DE ENSINO LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE SANTO ANTÔNIO DE JESUS-BAHIA
Francileide de Oliveira Santos 1
Isabella de Matos Mendes da Silva 2
Ediane dos Santos Almeida 3
Ricardo Mendes da Silva 4
1. Discente do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Recôncavo da
2. Docente do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Recôncavo da B
3. Discente do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Recôncavo da
4. Docente do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Recôncavo da B
INTRODUÇÃO:
Água potável consiste em água para consumo humano cujos parâmetros microbiológicos, físicos, químicos e radioativos atendam ao padrão de potabilidade e que não ofereça riscos à saúde. A Portaria nº 518/2004 do Ministério da Saúde cita que a água destinada ao consumo humano deve estar isenta de coliformes termotolerantes e Escherichia coli (ausência em 100ml), assim como a água tratada no sistema de distribuição, nos reservatórios e redes. O grupo dos coliformes termotolerantes, antigamente chamados de coliformes fecais, é um subgrupo de coliformes totais, restrito aos membros capazes de fermentar a lactose em 24 horas a 44,5 – 45,5ºC, com produção de gás.
METODOLOGIA:
Foram analisadas 11 (onze) amostras de água tratada, nos meses de maio e junho de 2010, sendo amostras dos tanques (três), torneiras (três) e bebedouros (cinco). Foi realizada a técnica de contagem de coliformes termotolerantes utilizando a metodologia do NMP (Número Mais Provável) de microrganismos/ml de água tratada, de acordo com o Standard Methods for the Examination of Water and Wastewater. Foi feito o teste de diluição única, inoculando dez alíquotas de 10ml da amostra em dez tubos com 10ml de LST (Lauril Sulfato Triptose) em concentração dupla e, em seguida, os tubos foram incubados a 35+2 ºC por 24-48h. A partir dos tubos de LST com produção de gás, foi transferida uma alçada bem carregada de cada cultura para tubos de Caldo E. coli (EC) e os tubos foram incubados por 24+2 horas em banho-maria a 44,5+0,2ºC e foi observado se houve crescimento com produção de gás.
RESULTADOS:
Das 11 amostras coletadas, seis foram consideradas impróprias para o consumo humano, com contagens variando de 2,2 à >23 NMP/100ml de água tratada, considerando o Valor Máximo Permitido preconizado pela Portaria nº 518/2004, sendo uma do tanque, uma da torneira e quatro de bebedouros.
CONCLUSÃO:
È necessária a promoção e acompanhamento da vigilância da qualidade da água e higiene periódica dos reservatórios, visando à garantia da saúde da população.
Palavras-chave: água potável, coliformes termotolerantes, água tratada.