Reunião Regional da SBPC no Recôncavo da Bahia
G. Ciências Humanas - 8. Psicologia - 5. Psicologia da Saúde
ESTUDOS DE CASOS DE DUPLA-DISSOCIAÇÃO ENTRE OS COMPONENTES DO PROCESSAMENTO DAS FUNÇÕES PSICOLINGUÍSTICAS E VISO-ESPACIAIS EM CRIANÇAS DE 4 A 8 ANOS
Veronica Santos da Silva 1
Gérson Silva Santos Neto 2
Patrícia Martins de Freitas 3
1. Graduanda do Curso de Psicologia da Universidade Federal do Reconcâvo da Bahia
2. Graduando do Curso de Psicologia da Universidade Federal do Reconcâvo da Bahia
3. Profª. Drª. Universidade Federal do Reconcâvo da Bahia
INTRODUÇÃO:
O processamento cognitivo pode ser entendido através da neuropsicologia cognitiva esta enquanto ciência da investigação que busca possibilitar maior entendimento dos fatores envolvidos nos déficits cognitivos através da comparação com aspectos do processamento intacto. A neuropsicologia cognitiva possui pressupostos sobre a estruturação cognitiva, descrevendo os sistemas relacionados com o processamento de informação de acordo com as suas especificidades. Apresenta-se assim o principio da dupla-dissociação como um modelo que possibilita maior discriminação dos processadores envolvidos em determinada função. Esse princípio evidencia a existência de padrões invertidos de déficits, considerando o desempenho de dois indivíduos. O presente estudo foi fundamentado na neuropsicologia cognitiva com objetivos de verificar a possibilidade de presença de duplas-dissociações nas funções psicolingüísticas e viso-espaciais, como por exemplo, sujeitos com comprometimento nas funções psicolingüísticas e os componentes do processamento viso-espacial intactos, como também o processo inverso no qual indivíduos apresentariam déficits viso-espacias porém os processadores cognitivos envolvidos com a psicolingüística estariam intactos.
METODOLOGIA:
Participaram do estudo quatro crianças com idade entre 4 a 8 anos, residentes em Santo Antônio de Jesus- BA. As tarefas utilizadas no procedimento de avaliação compõem a Bateria de Avaliação Neurológica do Processamento Lexical (BANPLE), constituída das seguintes tarefas: Componente Fonológico - Discriminação de Fonemas; Detecção de Rimas; Nível Lexical − Decisão Lexical Auditiva; Nível Semântico − Associação Semântica Palavra-figura; Associação Semântica Figura-figura; Nível Semântico da Produção Oral − Fluência Verbal; Nomeação de Figuras; Nível Lexical da Produção Oral − Repetição de Palavras e Pseudopalavras; Nível Fonológico da Produção Oral − Julgamento de Rimas. Utilizou-se ainda para a avaliação viso-espacial as seguintes tarefas: Tarefa de Figuras Hierarquizadas; teste de Santucci e Construções Tridimensionais. Os dados obtidos através desta avaliação foram analisados através do software SPSS.
RESULTADOS:
Os resultados demonstraram que dois dos participantes avaliados apresentavam alguns dos componentes das funções psicolingüísticas prejudicadas enquanto que as funções viso-espaciais encontravam-se preservadas, os outros dois sujeitos apresentavam a relação oposta, estando os componentes do processamento psicolingüístico preservados e as funções viso-espaciais prejudicadas. Para o primeiro critério enquadrou-se o participante 1 (P1) obteve os seguintes escores na avaliação: Discriminação de Fonemas: 24; Decisão Lexical Auditiva: 43%; Figura Hierarquizada: 97%; Santucci: 52%; Construção Tridimensional: 77%. O sujeito 2(P2) apresentou os seguintes escores: Discriminação de Fonemas 41%; Figura Hierarquizada: 97%; Santucci: 66%; Construção Tridimensional: 77%. No secundo critério enquadrou-se o sujeito P3 que apresentou os seguintes escores: Discriminação de Fonemas: 50%; Decisão Lexical Auditiva: 53%; Associação Semântica Palavra-figura: 83%; Associação Semântica Figura-figura: 63%; Fluência Verbal: 84%; Nomeação de Figuras:60%; Repetição de Palavras e Pseudopalavras: 76%; Julgamento de Rimas: 56%; Santucci: 33%; Construção Tridimensional: 22%.
CONCLUSÃO:
Esses resultados evidenciam duplas dissociações do processamento psicolingüístico e viso-espacial, tendo em vista que o desempenho dos sujeitos nas tarefas onde as funções utilizadas encontram-se intactas foi satisfatório, sendo assim tal estudo contribui com a compreensão dos mecanismos que compõem o processamento cognitivo.
Instituição de Fomento: Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado da Bahia- FAPESB
Palavras-chave: Neuropsicologia cognitiva, funções psicolinguísticas, dupla-dissociações.