Reunião Regional da SBPC no Recôncavo da Bahia
G. Ciências Humanas - 8. Psicologia - 6. Psicologia do Desenvolvimento Humano
ESTUDO DOS COMPONENTES DO PROCESSAMENTO LEXICAL EM CRIANÇAS DE 4 A 8 ANOS: EVIDÊNCIA DE DUPLAS-DISSOCIAÇÕES
Veronica Santos da Silva 1
Gérson Silva Santos Neto 2
Patrícia Martins de Freitas 3
1. Graduanda do Curso de Psicologia da Universidade Federal do Reconcâvo da Bahia
2. Graduando do Curso de Psicologia da Universidade Federal do Reconcâvo da Bahia
3. Profª. Drª. Universidade Federal do Reconcâvo da Bahia- UFRB
INTRODUÇÃO:
A neuropsicologia cognitiva procura extrair conclusões sobre os processos cognitivos intactos, investigando as regularidades observadas em casos de déficits nas funções cognitivas. A arquitetura funcional é um dos pressupostos da neuropsicologia cognitiva que descreve um sistema de processamento de informação em termos dos componentes responsáveis por um domínio específico da informação, e os caminhos pelos quais a informação é processada. Para identificar os componentes de uma determinada função utiliza-se o principio da dupla-dissociação, que pode ser definido como padrões invertidos de déficits considerando o desempenho de dois indivíduos. O objetivo do presente estudo foi investigar casos que evidenciem duplas-dissociações entre as funções do processamento lexical, tais como indivíduos com comprometimento fonológico, mas com as funções semânticas preservadas e o padrão inverso em outro grupo de indivíduos.
METODOLOGIA:
O estudo foi realizado com quatro crianças com idade entre 4 a 8 anos de idade da cidade de Santo Antônio de Jesus- BA. Foram utilizadas as tarefas de avaliação que constituem a Bateria de Avaliação Neuropsicológica do Processamento Lexical (BANPLE), constituída das seguintes tarefas: Componente Fonológico – Tarefa de Discriminação de Fonemas; Tarefa de Detecção de Rimas; Nível Lexical − Tarefa de Decisão Lexical Auditiva; Nível Semântico − Tarefa de Associação Semântica Palavra-figura; Tarefa de Associação Semântica Figura-figura; Nível Semântico da Produção Oral − Tarefa de Fluência Verbal; Tarefa de Nomeação de Figuras; Nível Lexical da Produção Oral − Tarefa de Repetição de Palavras e Pseudopalavras; Nível Fonológico da Produção Oral − Tarefa de Julgamento de Rimas. Os dados obtidos através desta avaliação foram analisados através da utilização do software SPSS.
RESULTADOS:
Os resultados demonstram dois padrões. No primeiro padrão temos o participante (P1) que apresentou o desempenho: Palavra e Pseudopalavras: 83%; Palavra Figura: 83%; Discriminação de Fonemas: 41%; Fluência Verbal: 100%; Julgamento de Rimas: 26%; Nomeação de figuras 70%; Decisão Lexical: 70%; Detecção de rimas: 30%; Associação Semântica Figura- Figura 40%. O participante (P2) apresentou o desempenho: Palavra e Pseudopalavras: 83%; Palavra Figura: 83%; Discriminação de Fonemas: 41%; Fluência Verbal: 72%; Julgamento de Rimas: 35%; Nomeação de figuras: 70%; Decisão Lexical: 83%; Detecção de rimas: 0%; Associação Semântica Figura- Figura: 83%. O participante (P3) apresentou o desempenho: Palavra e Pseudopalavras: 60%; Palavra Figura: 90%; Discriminação de Fonemas: 25%; Fluência Verbal: 100%; Julgamento de Rimas: 33%; Nomeação de figuras: 86%; Decisão Lexical: 43%; Detecção de Rimas: 26%; Associação Semântica Figura- Figura: 90%. No segundo padrão temos o participante (P4) que apresentou os seguintes índices: Palavra e Pseudopalavras: 46%; Palavra Figura: 36%; Discriminação de Fonemas: 66%; Fluência Verbal: 66%; Julgamento de Rimas: 0%; Nomeação de figuras: 30%; Decisão Lexical: 50%; Detecção de Rimas: 50%; Associação Semântica Figura- Figura: 33%.
CONCLUSÃO:
Os resultados demonstram que três sujeitos apresentavam as funções lexicais preservadas, porém as funções fonológicas encontravam-se prejudicadas. Apenas um sujeito apresentou a relação oposta tendo as funções fonológicas preservadas e as funções lexicais comprometidas. Esses resultados evidenciam duplas dissociações do processamento lexical em crianças normais, contribuindo para a compreensão do funcionamento psicolinguístico.
Instituição de Fomento: Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado da Bahia
Palavras-chave: Neuropsicologia cognitiva, processamento lexical, duplas-dissociações..