Reunião Regional da SBPC no Recôncavo da Bahia
D. Ciências da Saúde - 3. Saúde Coletiva - 5. Saúde Coletiva
A integralidade como elemento reorientador do modelo atenção: um estudo de caso em uma unidade de saúde da família com ênfase nas práticas dos profissionais do Núcleo de Apoio a Saúde da Família.
Adriana dos Santos Silva 1
Marcos Pereira Santos 2
Gimena Barbosa Souza 3
Luciana Alves Alaíde Santana 4
1. Estudante associado do Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão de Segurança Ali
2. Estudante associado do Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão de Segurança Alimen
3. Estudante associado do Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão de Segurança Alimen
4. Docente do Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão de Segurança Alimentar e Nutri
INTRODUÇÃO:
O Núcleo de apoio a Saúde da Família (NASF) é constituído a partir da realidade local seguindo critérios estabelecidos pelas Secretarias Municipais de Saúde. As equipes são compostas por profissionais de diferentes áreas do conhecimento, para atuarem no apoio e em parceria com os profissionais das Equipes de Saúde da Família (ESF), com foco nas práticas em saúde nos territórios sob responsabilidade da ESF. O estudo visou identificar as práticas de saúde do NASF, com finalidade de analisar como tem sido aplicado o principio da integralidade na realização de práticas promocionais/preventivas/assistenciais e na relação com o outro.
METODOLOGIA:
Trata-se de um estudo qualitativo cuja estratégia de investigação utilizada foi o estudo de caso. O critério de escolha da USF foi a permanência dos mesmos profissionais da ESF/NASF por no mínimo 6 meses. Os instrumentos de coleta de dados foram entrevistas semi estruturadas e observação participante. Os sujeitos da pesquisa foram trabalhadores do NASF que atuavam na USF no período de abril-julho/10
RESULTADOS:
O NASF foi implantado no município em maio/08, pautado em um protocolo e na realização de consultas ambulatoriais. Em 2009, alterações ocorreram no processo de trabalho em função da publicação pelo Ministério da Saúde do documento “Cadernos de Atenção Básica: diretrizes do NASF”. Com o direcionamento passaram a realizar visitas domiciliares, participação nas reuniões da ESF e realização de ações educativas
CONCLUSÃO:
Conclui-se que apesar da normalização ter produzido um movimento de reestruturação das práticas, o maior entrave está no modelo assistencial hegemônico na USF/NASF, o qual concentra suas ações em práticas assistencialistas, com uma visão simplificada de promoção à saúde, onde há prioridade a mudança de estilos de vida, do modelo tradicional da educação e da compreensão de que prevenção da doença é sinônimo de promoção à saúde.
Instituição de Fomento: PROPAE
Palavras-chave: Integralidade, Núcleo de apoio a saúde da família, Saúde da família.