Reunião Regional da SBPC no Recôncavo da Bahia
E. Ciências Agrárias - 3. Recursos Florestais e Engenhar - 4. Conservação da Natureza
ESTUDO DE UM FRAGMENTO DE CAATINGA ARBÓREO NO MUNICÍPIO DE CASTRO ALVES-BA
Kaio Cesar Mendes da Silva NERY 2
Josival Santos SOUZA 1
Valdomiro Vicente Victor JUNIOR 2
Matheus de Oliveira ANDRADE 2
Camila Gonzaga de JESUS 2
Andrea Vita Reis MENDONÇA 3
1. Prof. Dr.-Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas-UFRB-Orientador
2. Graduando do curso de Engenharia Florestal-UFRB
3. Prof.Drª-Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas-UFRB
INTRODUÇÃO:
A caatinga ocupa uma área de aproximadamente 850.000 km2, desde o estado do Ceará até o norte de Minas Gerais. Este bioma apresenta diferentes fisionomias e elevada diversidade, entretanto, apesar de sua importância os estudos fitossociologicos do bioma caatinga são escassos, principalmente no estado da Bahia. Entre os estudos realizados pode-se citar os trabalhos realizados por Cardoso et al. (2009) na Bahia, Fabricante e Andrade (2007) na Paraíba, Queiroz et al. (2006) na Paraíba, Santana e Souto (2006) no Rio Grande do Norte, Maracaja et al. (2003) no Rio Grande do Norte, Alcoforado Filho et al. (2003) no Pernambuco, Lemos e Rodal (2002) no Piauí.
Estudos quantitativos da vegetação arbórea da caatinga se justificam não apenas devido ao escasso numero de estudos desta natureza, mas devido à contribuição destes estudos para promover programas de reflorestamento em recuperação de áreas degradadas e recomposição de vegetação nativa para utilização econômica.
O objetivo deste trabalho foi analisar a estrutura de um fragmento de floresta estacional localizada no município de Castro Alves – BA. Obter listagem florística das espécies arbóreas e arbustivas. Descrever quantitativamente a estrutura da comunidade arbustivo-arbórea, por meio de parâmetros fitossociológicos.
METODOLOGIA:
Foram lançadas sistematicamente 28 parcelas de 10 X 20 m (200 m²). Foram mensurados todos os indivíduos com diâmetro a altura do solo ≥ 5 cm, além dos indivíduos com diâmetro a altura 1,30 m (DAP) com fita métrica. Foram coletados e herborizados todos os indivíduos mensurados, e identificadas com auxilio de especialistas utilizando o sistema de classificação APG III.
Para descrever a estrutura da comunidade arbórea, foram calculadas, por espécie, as características quantitativas clássicas propostas por Mueller-Dombois e Ellenberg (1974): densidade absoluta, freqüência absoluta, dominância absoluta expressa pela área basal, densidade relativa, freqüência relativa, dominância relativa, índice de valor de importância e índice de valor de cobertura. Além do índice de diversidade de Shannon (H’) e a equabilidade de Pielou (J’).
Foi obtido o intervalo de confiança (α = 0,05) para área basal e densidade (número de indivíduos por hectare) pelo método das diferenças sucessivas.
RESULTADOS:
Em termos florísticos o setor da floresta em estudo apresentou 748 indivíduos distribuídos em 25 famílias botânicas e 68 espécies, ressaltando que muitos indivíduos ainda não foram identificados.
As espécies com os maiores índice de valor de importância (IVI) foram: Sideroxylon obtusifolium, Apterokarpos gardneri, Poincianella bracteosa, Capparis yco, Goniorrhachis marginata e Astronium concinnum. Considerando o material já identificado as famílias mais representativas em número de espécies são: Fabaceae, Myrtaceae e Anacardiaceae.
A diversidade de espécies foi de 2,9 nats.ind-1 e de equabilidade foi de 0,7. A comparacao de diferentes areas de caatinga por meio de indices de diversidade deve ser feita de modo cauteloso, ja que os indices sofrem forte influencia dos fatores bioticos e abioticos, criterios de inclusao, grau de antropismo e do tipo fisionomico. Lemos e Rodal (2002) apresentam uma relacao de trabalhos desenvolvidos em diferentes tipos fisionomicos de caatinga com diferentes criterios de inclusao nos quais o indice de diversidade de Shannon variam de 1,64 a 3,36 nats.ind-1.
O intervalo de confiança obtido para a densidade (n ha-1) da floresta foi: P (1168 ≤  ≤ 1504) = 0,95 e para área basal foi P (13,25 ≤  ≤ 17,77) = 0,95.
CONCLUSÃO:
O fragmento apresentou 25 famílias botânicas com destaque para a fabaceae, e 68 espécies. As espécies mais representativas considerando o IVI foram: Sideroxylon obtusifolium, Apterokarpos gardneri, Poincianella bracteosa, Capparis yco, Goniorrhachis marginata e Astronium concinnum.
Os resultados encotrados neste trabalho serão utéis nas futuras pesquisas e trabalhos de extensão relacionados a reflorestamentos com especies nativas da caatinga, bem como em estudos de bioprospecção.
Instituição de Fomento: Pibic-UFRB
Palavras-chave: Fitossociologia, Caatinga, Florística.