Reunião Regional da SBPC no Recôncavo da Bahia
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 5. Agronomia
Adubação orgânica com resíduo de sisal e diferentes proporções de farinha de rocha e esterco sobre o crescimento vegetativo de mudas de erva-cidreira
Camila Brasil Dias 1
Ana Cristina Fermino Soares 2
Marlon Garrido 3
Antonio Marcos Almeida Trindade 4
1. Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
2. Prof. Orientadora Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
3. Co-Orientador Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
4. Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
INTRODUÇÃO:
O aproveitamento agrícola de resíduos agroindustriais na forma de composto orgânico, pode resultar em maior sustentabilidade dos sistemas agrícolas devido, sobretudo ao fato de possibilitar a reciclagem de nutrientes no sistema e a redução da contaminação ambiental, decorrente de uma disposição inadequada. Os adubos orgânicos são produtos de cor escura, consistência friável, ricos em húmus, originados da
ação fermentativa e digestiva de micro-organismos e de pequenos animais, em ambiente aeróbico, sobre matéria morta vegetal.
De acordo com a CEFS (1989) do estado da Bahia, os adubos orgânicos abrangem restos vegetais, resíduo de beneficiamento, adubos verdes, resíduos de animais, como esterco e resíduo de frigoríficos. Os adubos orgânicos possuem um conjunto de propriedades e características diferentes dos adubos minerais; na maior parte, nitrogênio, enxofre e boro são os nutrientes mais importantes (Raij, 1991).
METODOLOGIA:
O experimento foi implantado no Campus da UFRB em Cruz das Almas/BA, em casa de vegetação. O resíduo do sisal foi misturado com três proporções (v/v) de farinha de rocha e três proporções de esterco (10, 20 e 30% de farinha de rocha e 10, 20 e 30% esterco de caprino) para produzir o composto. A quantidade do resíduo de sisal foi de acordo com as proporções de esterco e farinha de rocha para completar os 100% (Ex: 10% de esterco + 10% de Farinha de rocha + 80% de resíduo de sisal). No total foram montados quatro tratamentos de compostagem, contendo diferentes proporções do resíduo de sisal, esterco e farinha de rocha natural.Obtiveram - se amostras de cada tratamento do composto orgânico. Misturou-se 24g (vinte e quatro gramas) do composto, para cada2 kg (dois quilos) de solo onde as mudas de erva-cidreira foram transplantadas. O tratamento T5 não foi adicionado o composto orgânico. Após 60 (sessenta) dias foram feitas as análises de crescimento.
RESULTADOS:
Verificou-se que, nos tratamentos T01 e T04 foram os que obtiveram maiores valores em altura (96,2 cm e 91,4 cm respectivamente), e o tratamento T05 foi o que apresentou menores valores da altura, peso seco do caule, peso seco da folha e da raiz, conforme era o esperado. Tais resultados indicam que o composto orgânico produzido a partir do resíduo do sisal apresenta-se como uma alternativa eficaz configurando-se como uma excelente alternativa para os agricultores, sendo que com a proporção utilizada nos tratamentos T01 e T04 obteve resultados semelhantes.
CONCLUSÃO:
O composto orgânico produzido a partir do resíduo do sisal apresenta-se como uma alternativa eficaz configurando-se como uma excelente alternativa para os agricultores.
O tratamento em que não foi adicionado composto orgânico junto ao solo apresentou o pior resultado.
Instituição de Fomento: FAPESB
Palavras-chave: COMPOSTO ORGÂNICO, RESÍDUO DE SISAL, ERVA-CIDREIRA.