Reunião Regional da SBPC no Recôncavo da Bahia
C. Ciências Biológicas - 11. Morfologia - 2. Anatomia Humana
Como os sistemas orgânicos atuam para que os seres humanos possam se locomover e reproduzir?
Priscila Pereira Santiago da Encarnação 1
Gabriel Ribeiro 1
1. Graduanda do Curso de Ciências Biológicas - UFRB
2. Professor Assistente do Curso de Ciências Biológicas - UFRB
INTRODUÇÃO:
O emprego de métodos globalizados de ensino, bem descritos na literatura, visa à construção do conhecimento dos alunos e alunas através de conteúdos atitudinais, factuais, conceituais e procedimentais. O objetivo deste trabalho foi verificar a utilização desta metodologia no ensino de anatomia humana, para o curso de Ciências Biológicas, no intuito de tornar o aluno protagonista das ações educativas, desenvolvendo uma visão organizada e integrada dos conteúdos deste componente curricular.
METODOLOGIA:
A implementação da metodologia globalizada no ensino de anatomia humana ocorreu no primeiro semestre de 2010, no componente curricular CCA 330 – Anatomia Humana do curso de Bacharelado em Ciências Biológicas. O desenvolvimento desta metodologia partiu da pergunta de investigação “como os sistemas orgânicos atuam para que os seres humanos possam se locomover e reproduzir?”, apresentada no primeiro dia de aula. Esta pergunta foi construída para integrar todas as ações deste componente curricular. A solução deste problema de pesquisa deveria ser apresentada por meio de uma revista criada pelos alunos, organizados em grupos de seis pessoas. Esta revista deveria ser direcionada ao público da educação escolar contemplando aspectos como criatividade e adequação da linguagem. O componente curricular foi estruturado para dar suporte e orientação durante todo desenvolvimento da revista. O relato de uma discente sobre o processo de construção da revista foi organizado na seção resultados.
RESULTADOS:
A estruturação da revista foi baseada na criação de personagens que representavam determinados órgãos do corpo humano, sendo que a partir deles criou-se um enredo de cunho humorístico que possibilitou a compreensão da integralidade entre os sistemas orgânicos. Além disso, ilustrações anatômicas, desenhadas pelo grupo de trabalho, acompanharam todo texto dando suporte à leitura. A organização da revista possibilitou além da compreensão dos sistemas do corpo humano a aprendizagem sobre como eles estão interligados; conteúdo este, que não é explícito em livros de anatomia humana, pois estes apresentam os sistemas orgânicos separadamente. A utilização de uma problemática desenvolvida em uma revista, para os alunos participantes do trabalho, funcionou como um recurso didático, dinâmico, tornando-os agentes ativos construtores de suas próprias ferramentas para o crescimento acadêmico.
CONCLUSÃO:
De acordo com o relato discente, a construção de uma revista como recurso didático contribuiu para o aprendizado dos conteúdos programáticos do componente curricular, mas também funcionou como incentivo a pesquisa e ferramenta para construção de sua própria metodologia de estudo, conferindo visão crítica para formulação de outros trabalhos.
Palavras-chave: Anatomia Humana, Ensino, Métodos Globalizados.