Reunião Regional da SBPC no Recôncavo da Bahia
G. Ciências Humanas - 8. Psicologia - 8. Psicologia do Trabalho e Organizacional
Representações do trabalho entre trabalhadoras com LER/DORT do município de Santo Antônio de Jesus-BA.
Lília Bittencourt Silva - Bolsista PIBIC/FAPESB. 1
Roberval Passos de Oliveira - Orientador PIBIC. 2
1. Universidade Federal do Recôncavo da Bahia- Centro de Ciências da Saúde.
2. Universidade Federal do Recôncavo da Bahia- Centro de Ciências da Saúde
INTRODUÇÃO:
O trabalho desempenha um relevante papel na vida das pessoas, constituindo-se um aspecto fundamental sobre o qual se apóia a subsistência material e social. Quando acometidos por agravos, a exemplo das Lesões por Esforços Repetitivos ou Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (LER/DORT), muitas vezes, os trabalhadores vêem-se cerceados dessa importante dimensão de suas vidas pela impossibilidade de continuar trabalhando. Nessa perspectiva, o presente estudo tem como objetivo compreender as representações sobre o trabalho entre trabalhadores acometidos pelas LER/DORT.
METODOLOGIA:
Trata-se um estudo de caso coletivo que teve como referencial teórico a Teoria das Representações Sociais. Os participantes foram cinco trabalhadoras acometidas pelas LER/DORT, identificadas no Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Santo Antonio de Jesus. Foram realizadas entrevistas em profundidade, guiadas por roteiro semi-estruturado. Utilizou-se uma abordagem hermenêutica para a análise de dados.
RESULTADOS:
O trabalho foi definido pelas trabalhadoras como uma dimensão central em suas vidas. Vários significados foram atribuídos ao trabalho, remetendo a diferentes funções que esse desempenha para os indivíduos. A função econômica, que se refere à sobrevivência material, foi a que mais se fez presente nos relatos. Por outro lado, o trabalho realizado pelas trabalhadoras, considerando organização, condições e relações de trabalho, foi representado através de um grande número de elementos negativos. Contudo, isso não se configurou como impedimento para que as entrevistadas demonstrassem o desejo de retornar ao trabalho, haja vista esse seja um espaço importante de integração social, constituição da individualidade, satisfação pessoal, além de ser fonte de sobrevivência.
CONCLUSÃO:
Percebemos que a impossibilidade de voltar ao trabalho fazia com que as trabalhadoras perdessem o direito ao reconhecimento social, de fundamental importância para sua auto-estima. Os resultados demonstram a importância de proporcionar aos trabalhadores incapacitados (parcial ou totalmente) os meios de readaptação profissional e social, de modo que possam ser reintegrados ao mundo do trabalho.
Instituição de Fomento: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia
Palavras-chave: LER/DORT, representações sociais, CEREST/SAJ.