Reunião Regional da SBPC no Recôncavo da Bahia
D. Ciências da Saúde - 1. Enfermagem - 2. Enfermagem de Saúde Pública
HIPERTENSÃO EM ADULTOS E FATORES ASSOCIADOS:UM ESTUDO COM BASE NO POSTO DE SAÚDE DA FAMÍLIA FERNANDO ALVES NO MUNICÍPIO DE SÃO FÉLIX-BA
Iranete Almeida 1
Vânia Hirle 2
Wiclif Kemuel Santos de Pontes 3
Hugo Bernardino Ferreira da Silva 3
Matheus Bonifácio Saldanha 3
Catherine Almeida Hirle 3
1. Mestre em Enfermagem pela UFBA-EEUFBA e professora da FADBA e EEUFBA
2. Doutoranda pela Universidade de Barcelona ,professora da FAENE e FADBA
3. Acadêmico do 4º Período do Curso de Enfermagem da Faculdade Adventista da Bahia
4. Acadêmico do 4º Período do Curso de Enfermagem da Faculdade Adventista da Bahia
5. Acadêmico do 4º Período do Curso de Enfermagem da Faculdade Adventista da Bahia
6. Acadêmico do 4º Período do Curso de Enfermagem da Faculdade Adventista da Bahia
INTRODUÇÃO:
O presente estudo aborda uma temática pertinente e de grande importância, trazendo como tema: A hipertensão arterial em adultos e fatores associados: um estudo com base no Posto de Saúde da Família Fernando Alves no município de São Felix-BA. Assim, ao identificar os possíveis fatores de risco, quais seriam então os procedimentos utilizados pelo programa de controle da hipertensão do PSF Fernando Alves no tratamento da hipertensão arterial em adultos? Os objetivos propostos para nortear a problemática são: definir e contextualizar hipertensão arterial; apresentar fatores de risco reversíveis e não reversíveis;descrever os procedimentos realizados pelo PSF no tratamento dos hipertensos; e analisar e apresentar resultados. Como instrumento para a coleta das informações foi construído e aplicado uma ficha de coleta de dados a uma amostra de 126 prontuários de hipertensos, disponibilizados pelo PSF.
METODOLOGIA:
Tratou-se de uma pesquisa documental com abordagem quantitativa, do tipo epidemiológico descritiva de prevalência.Essa investigação ocorreu no Posto de Saúde da Família Fernando Alves, localizado no município de São Félix no estado da Bahia. A pesquisa foi limitada a hipertensos inscritos no PSF Fernando Alves, adultos do sexo masculino e feminino, independente de cor, estado civil, nível de escolaridade, nível socioeconômico. As informações foram obtidas através da aplicação do instrumento de coleta de dados aos prontuários disponibilizados; categorizado por fatores reversíveis e não reversíveis.
RESULTADOS:
Foram avaliados 126 hipertensos do Posto de Saúde da Família Fernando Alves no município de São Felix, sendo a amostra aleatória composta por 31,5% dos hipertensos cadastrados no Gerenciador de Informações Locais. Identificou –se maior prevalência no sexo feminino,com 69% (86 mulheres), já no sexo masculino observou-se que apenas 31,7%(40 homens) eram hipertensos.Entre as medidas terapêuticas apontou-se que 69% (87 pessoas) fazia o uso de tratamentos farmacológicos e 31% (39 pessoas) controlavam a hipertensão apenas com medidas não farmacológicas. Observou-se que a falta de atividade física é um fator essencial para a gênese da hipertensão em adultos,pois 71,4% dos indivíduos são sedentários.Apontou-se também diabetes tipo 2 com 32,5% , seguindo a hereditariedade de doenças cardiovasculares com 21,4%, e os fatores como tabagismo e etilismo tiveram percentuais menores. Sobre o fator obesidade apontou ser um grande fator de risco para a gênese da Hipertensão Arterial, onde 41,3% da população coletada mostrou estar com sobrepeso.
CONCLUSÃO:
Conclui-se que os objetivos propostos para nortear esse trabalho foram alcançados com êxito, pois ao decorrer da pesquisa definimos e contextualizamos hipertensão arterial; apresentamos fatores de risco reversíveis e não reversíveis; descrevemos os procedimentos realizados pelo PSF no tratamento dos hipertensos; e analisamos e apresentamos resultados significativos ,que futuramente poderão ser estudados mais profundamente.
Palavras-chave: Hipertensão arterial, Fatores de risco, Tratamento.