Reunião Regional da SBPC no Recôncavo da Bahia
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 1. Ciência do Solo
Diagnóstico Visual Sobre a Degradação do Solo no IF Baiano Campus Santa Inês – BA
André Leonardo Vasconcelos Souza 1
Patrícia Moura Neves 2
Caroline de Souza Brito 3
Ian Felipe Barbosa Souza 3
Hylana Hellen Bispo da Silva Lima 3
Laís de Carvalho Cerqueira 3
1. Professor do IF Baiano Campus Santa Inês - Orientador
2. Rede de Desenvolvimento Sustentável - Eng. Agrônoma
3. IF Baiano Campus Santa Inês -Estudantes do Ensino Profissionalizante
INTRODUÇÃO:
A educação ambiental busca orientar e dar outra dimensão à relação homem-natureza, incluindo-o como ator no processo de desenvolvimento, incorporando-o em ações educativas e permitindo sua maior interação com os recursos naturais. Com base nesses princípios, reconhece-se que a degradação ambiental está relacionada com a concepção, individual ou coletiva, que as pessoas têm da sua relação com a natureza e o meio ambiente. Em geral, as pessoas têm uma atitude de pouca consciência e sensibilidade em relação ao solo, o que contribui para a sua degradação, seja pelo seu mau uso, seja pela sua ocupação desordenada. A conseqüência dessa negligência é o crescimento contínuo dos problemas ambientais ligados à degradação do solo, tais como: erosão, poluição, deslizamentos, assoreamento de cursos de água e redução da produção de alimentos.
Torna-se necessário, portanto, desenvolver e fomentar a sensibilização das pessoas, individual e coletivamente, em relação ao solo, no qual valores e atitudes de desvalorização possam ser revistos e (re)construídos. Na perspectiva de (re)construir a valorização do solo e sua importância para o equilíbrio ambiental, realizou-se uma análise visual sobre a degradação do solo no IF Baiano Campus Santa Inês – BA.
METODOLOGIA:
O presente trabalho foi realizado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano Campus Santa Inês, município de Santa Inês, BA, que está localizado no Vale do Jiquiriçá, Região Sudoeste do Estado da Bahia. A metodologia utilizada foi fundamentada na proposta de Mínimas Intervenções Possíveis (MIP) que propõem realizar pequenas intervenções que podem fomentar ações futuras. Como intervenção foi proposto um diagnóstico fotográfico com dos processos de degradação dos solos no Campus. O painel ficou instalado na área da cantina entre os dias 08 e 10 de junho de 2010.O instrumento utilizado para obtenção das informações foi um questionário composto por questões objetivas. Os questionários foram entregues aos membros da comunidade escolar que visitaram e observaram as fotos no painel exposto. Os questionários foram respondidos individualmente in loco, com intuito de obter informações reais e que representassem a opinião de cada entrevistado.
RESULTADOS:
A exposição do painel com o diagnóstico fotográfico dos solos degradados do IF Baiano Campus Santa Inês recebeu a visita de 243 pessoas e todas responderam ao questionário. De acordo com a análise dos questionários foi possível perceber que a grande maioria dos entrevistados, 212 pessoas, foram discentes (87%) e a apenas 01 Diretor/Coordenador (0,4%) prestigiou o painel e respondeu ao questionário. Independente da categoria dos entrevistados 77,4% reconheceram alguns dos locais onde foram tiradas as fotografias; 19,7% afirmaram reconhecer todos os locais e apenas 2,1% não conseguiram reconhecer nenhum dos locais fotografados. Esses dados demonstram que os processos de degradação não ficam em locais onde a comunidade não tem acesso. É importante citar que 68,7% dos entrevistados afirmaram entender como ocorrem alguns dos processos de degradação registrados. A comunidade, entrevistada, do Campus concorda que é importante reverter os processos de degradação do solo (98,4%) e a grande maioria (93,8%), acham que o problema está relacionado à educação ambiental e falta de interação entre as práticas aprendidas em sala e a aplicação no Campus. Para 73,5% dos entrevistados toda comunidade tem responsabilidade por está acontecendo processos de degradação do solo na Instituição.
CONCLUSÃO:
A análise do diagnóstico demonstra que a comunidade conhece os processos de degradação do solo e tem conhecimento de sua existência no Campus. Contudo, falta interação entre o conhecimento teórico aprendido em sala e as ações práticas realizadas no Campus. A atividade de Mínimas Intervenções Possíveis – MIP identificou que a ação poderá ter uma continuidade, já que a grande maioria da comunidade (92,6%) tem interesse em participar de ações de intervenção, para reverter o processo de degradação.
Palavras-chave: Educação Ambiental, Meio Ambiente , Solo.