Reunião Regional da SBPC no Recôncavo da Bahia
C. Ciências Biológicas - 8. Genética - 3. Genética Humana e Médica
HEMOGLOBINAS VARIANTES HbS e HbC NO MUNICÍPIO DE MURITIBA-BA
Florisberto de Jesus Gomes Júnior 1
Luciene Fagundes Gomes 2
Karla Kunzendorf 3
Allan Serra 4
Dayse Rosa Pinto 5
Wellington dos Santos Silva 6
1. Estudante de iniciação científica - FADBA
2. Estudante de iniciação científica - FADBA
3. Estudante de iniciação científica - FAFIS
4. Mestre e Coordenador do Curso de Enfermagem - FADBA
5. Especialista e Professora do Curso de Enfermagem - FADBA
6. Orientador, Doutor e Professor de Genética Humana - FADBA
INTRODUÇÃO:
A molécula de hemoglobina é um tetrâmero formado por dois pares de subunidades globínicas. O tipo predominante de hemoglobina a partir do 3º de mês de vida é chamado de hemoglobina A (HbA) e é formada por duas cadeias α-globina e duas β-globina. Os genes da β-globina quando sofrem uma mutação pontual na sexta posição que normalmente codifica para o aminoácido ácido glutâmico, provoca o surgimento de hemoglobinas variantes HbS e HbC que, em homozigose (SS ou CC) ou heterozigose (SC), causam doenças falciformes.
METODOLOGIA:
Foi realizado um estudo no município de Muritiba, localizado no Recôncavo Baiano, para determinar as freqüências das hemoglobinas HbS e HbC através da técnica de eletroforese em acetato de celulose em meio alcalino numa amostra de 117 pessoas não aparentadas provenientes dos PSFs Paraguay e Carro Quebrado.
RESULTADOS:
Dos 117 indivíduos analisados, 103 foram AA, 07 AS e 07 AC. A freqüência da HbA foi de 94% e da HbS e HbC, 3% cada uma. A freqüência da HbC para esta população foi considerada elevada quando comparada com a HbS. Não foi encontrado desvio significante entre os genótipos formados por estas hemoglobinas (AA, AS, AC, SS, SC e SC) revelando que a população se encontra em equilíbrio genético.
CONCLUSÃO:
Os resultados revelaram uma freqüência de um portador do traço (AS ou AC) para cada oito indivíduos, número acima do revelado na literatura para a população brasileira que é de um portador do traço para cada trinta e três pessoas. Estes resultados demonstram a necessidade de implantação do Programa Nacional de Anema Falciforme neste município.
Instituição de Fomento: FACULDADE ADVENTISTA DA BAHIA
Palavras-chave: Doenças Falciformes, Hemoglobinas Variantes, Eletroforese de Hemoglobina.